Dúvidas | Atendimento: (18) 3649-7878 | Chat online | Seg a Sex das 8h às 18h e Sáb das 8h às 12h
search
Mais de 15 mil produtos em estoque
Pague com 2 cartões
Parcele em até 12x no cartão
8%
de desconto no boleto à vista

Guinchos

img-balao-texto Guinchos

Equipamento fundamental para empresas do ramo da industrial, logística e construção civil, o guincho serve para içar, rebocar ou arrastar materiais pesados, por meio de tração, elevando a lugares altos ou fazendo a movimentação da carga em plano horizontal, reduzindo o risco de acidentes e esforço físico.

Os principais tipos de guincho são o manual, de alavanca ou manivela, elétrico e o guincho hidráulico. Escolher o melhor guincho pode não ser uma das tarefas mais fáceis, por isso conheça um pouco mais sobre eles e encontre o modelo ideal.
betoneira
Os guinchos são ferramentas que instaladas em andaimes, colunas, torres, pórticos e em outras estruturas fixas, ou usadas associadas a outros equipamentos de movimentação de carca, como o trolle, servem para elevar ou arrastar cargas com peso, em geral, entre 100kg e 5.400 kg (5.4 toneladas).
- Para capacidades maiores, acima de 5.4 toneladas, é indicado o uso de uma talha.
Para escolher o melhor guincho, adequada ao seu tipo de serviço, os principais pontos a serem considerados são: o tipo de acionamento, que pode ser manual, elétrico ou hidráulico, a capacidade de elevação, em quilos ou toneladas, velocidade e altura de elevação e qualidade do produto. Vem ver!

Quais são os principais tipos de guincho?

Guincho manual

Mais acessível, devido ao seu custo, prático e versátil ele efetua a elevação, reboque e arraste usando cabos de aço, cinta ou corrente. É muito utilizado para realizar carga e descarga, por exemplo, em caminhões e navios, e reboque de veículos e embarcações.
-Vantagens: Não depender de uma fonte de energia para ser acionado, além de poder ser utilizado em diversos ângulos e disposições.

-Desvantagens: Exigir esforço físico por parte do operador, as vezes até mais de um, que precisa gira a manivela ou puxara a alavanca, outro ponto é quanto aos cabos que não possuem um tamanho ou material padronizado e podem deixar a desejar quanto ao comprimento ou resistência dependendo da situação.  

Ao comprar um guincho manual esteja ciente da capacidade que precisa e então observe a capacidade de peso que a máquina suporta, o comprimento e diâmetro dos cabos, tipo de material do guincho e cabos, para maior durabilidade dê preferência a cabos de aço inoxidável. Prefira guinchos que possuem catracas, de preferência dupla ou tripla, ela é um suporte do carretel e garante que o cabo ou cinta se enrole corretamente.
betoneira
Há modelos disponíveis com capacidades variadas de peso, entre de 100 quilos a 5 toneladas, e conforme a forma que são operados, podem ser de dois tipos: manivela ou alavanca.
betoneira
Guincho Manual de manivela
O guincho manual de manivela, ou guincho de carretilha, costuma ser pequeno, com tamanho em torno de 20cm, e capacidade de 100kg à 1 tonelada. Nele uma alavanca deve ser girada para acionar a ferramenta e faze-la funcionar. Pode ser usado com cabo de aço ou corda, e geralmente é utilizado para o reboque de barcos, lanchas,jet skis e também para o arraste e içamento de cargas.

Guincho Manual de alavanca

Com capacidade superior ao de manivela, o guincho de alavanca, também conhecido por tirfor ou tifor, possui uma haste telescópica com aproximadamente 50 cm de comprimento, que pode ser usada recolhida ou distendida, de acordo com a quantidade de carga. Esse bastão faz o equipamento funcionar ao ser puxado e empurrado. Ele conta com um sistema de maxilas que puxam o cabo, alternadamente, similar a mãos puxando uma corda, e faz o arraste e levantamento de cargas, mesmo a longas distâncias.
betoneira
- É um aparelho que pode trabalhar em qualquer ângulo e suporta de 800 quilos à 5,4 toneladas, conforme o modelo, e geralmente é vendido com cabos de no máximo 20 metros.
- Neste modelo, a carga de trabalho pode ser aumentada acrescentando-se polias. Para cada uma que for acrescentada deve-se subtrair 15% da capacidade devido a perda com o atrito.
- O comprimento do cabo de aço também pode ser variado e ilimitado para operações de arraste. É muito usado em operações portuárias, agrícolas, industriais e em oficinas.
betoneira

Guincho elétrico

Ideal para fazer a elevação ou araste de materiais e objetos com rapidez e praticidade, os guinchos elétricos estão disponíveis em versões para ligar na rede elétrica ou bateria. Ele funciona de forma automática, ao acionar uma botoeira, e possui modelos com diferentes capacidades de peso e velocidade.
- Pode ser ligado à bateria de um automóvel, sendo um equipamento muito útil em oficinas, mas seu principal uso é na construção civil, onde eleva e movimenta cargas com agilidade e segurança.
-Instalado em uma coluna fixa ou suporte para guincho, e conhecido por guincho de coluna, pode ser movimentado em um ângulo de 180° e usado para erguer cesto de transportes, baldes, caçamba para guincho e cargas a alturas variadas.
- Ao escolher um guincho elétrico de coluna, é importante verificar aspectos técnicos como potência e tensão do motor, altura e velocidade de elevação, regime de trabalho, além é claro, da capacidade de sustentação de carga, que é maior quanto maior for o guincho.
-Em geral, um guincho de coluna com capacidade de 200 kg, possui uma velocidade de elevação de 25 metros por minuto. Modelos de 400kg, possuem uma velocidade de até 12,5 metros por minuto.
- Para fazer a melhor escolha é preciso calcular a quantidade de peso com que vai trabalhar. Lembrando que, o guincho elétrico não é recomendado para serviços onde é necessário o uso intenso e contínuo, pois necessita de pausas para evitar o superaquecimento.

Guincho hidráulico:

Esse tipo de guincho, como o próprio nome indica, possui um sistema hidráulico que ativa o tambor e permite a movimentação. Veja algumas de suas características:
- Ágil e de fácil utilização/manuseio o guincho hidráulico é um equipamento de grande porte, mas que pode ser transportado facilmente, já que conta com rodinhas, que facilitam o seu manuseio.
betoneira

- Suporta grande quantidade de peso, em geral entre 500 quilos e 3 toneladas.

- Uma de suas vantagens é o acionamento manual, através de alavanca, que permite dimensionar/ajustar a altura correta/desejada para realização do serviço.
- Possui base, em forma de V, que é mais compacta, ou U, que permite maior mobilidade. Alguns modelos possuem pernas dobráveis, o que facilita ao transportar e armazenar o instrumento e hastes prolongadoras.
- Outra vantagem é não depender de fontes elétricas para funcionar e por isso não estar sujeito a superaquecimento, podendo funcionar de forma contínua, sem precisar paralisar as atividades para descanso e resfriamento. Ele também pode ser uma boa opção para trabalhos em locais úmidos, por não possuir componentes elétricos para o desempenho de suas funções.

- Equipamento de alta durabilidade, a desvantagem do guincho hidráulico fica por conta do preço, mais elevado, e a exigência de manutenção com maior frequência, já que são mais comuns problemas em sistemas hidráulicos. Por isso é importante verificar sobre assistência e peças de reposição para o modelo escolhido antes de realizar a compra.

betoneira
Eficiente e com boa tração é uma máquina muito utilizado em oficinas mecânicas, na indústria siderúrgica, setor naval e de transportes, e para diversos outros prestadores de serviços. Com ele é possível mover motores, outros equipamentos menores, e até mesmo, com algumas adaptações, transportar pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.

Guinchos hidráulicos são indicados para superfície planas e a carga deve estar bem presa às correntes ou cabo de aço, e centralizada, entre as duas hastes de sustentação para o início do processo de bombeamento. Caso opte por um equipamento com prolongador, consulte e não ultrapasse a capacidade de cada estágio, para que não ocorra a inclinação do instrumento.

Outros critérios de escolha

Capacidade de carga

Seja qual for o tipo de guincho é importante definir a finalidade de uso da máquina, calcular a quantidade de peso com a qual pretende trabalhar e só assim escolher um aparelho compatível com a sua demanda.

-Há produtos indicados para arraste e outros para içamento, fique atento!

- Faça o correto dimensionamento com base no peso dos objetos que pretende carregar no seu dia a dia. Ciente da capacidade que precisa, compre um equipamento com capacidade superior à que vai usar normalmente.

- É recomendado que o guincho suporte pelo menos duas vezes e meia do peso do objeto a ser carregado, fique atento então à capacidade máxima de carga da ferramenta.

- Quanto aos guinchos elétricos, geralmente, quanto mais caro, maior a capacidade de carga.

Velocidade e altura de elevação

A velocidade de elevação será maior quanto maior a potência ou força empregada para erguer ou puxar um objeto, em uma determinada distância. Já a altura de elevação, vai depender ainda de fatores como o diâmetro do carretel e da qualidade dos cabos. Fique atento!

Tipo e qualidade dos materiais

Atenção aos matérias das correntes, cabos e cintas

No guincho, a corrente, cabo ou cinta estará ligada a um gancho é fará o arraste ou içamento do objeto, ao ser enrolado e desenrolado no tambor ou carretel. Esses fios condutores da tração podem ter diferentes metragens de alcance e espessuras e devem sustentar o peso da carga, e para isso, além de adequadas quanto à capacidade é importante que sejam feitas com material resistente e de boa qualidade.
betoneira
- O cabo, fabricado geralmente em aço, é mais resistente e suporta mais peso, sendo mais usado para operações de içamento enquanto a cinta, que pode ter propriedades elásticas, é mais utilizada para situações de arraste.
-Após alguns anos de uso os cabos, correntes e cintas podem sofrer desgaste e devem ser substituídos.
- O cabo correto deve ser escolhido de acordo com a espessura e levar em consideração a carga de trabalho do seu equipamento e tamanho do carretel.

- Se for usar correntes de aço, mais resistentes e pesadas, o ideal é que sejam galvanizadas, para evitar que enferrujem. Já as sintéticas são mais seguras e fácil de usar, no entanto se desgastam mais facilmente, e podem ser danificadas por produtos químicos, exposição ao sol, abrasividade, exigindo mais cuidado e manutenção.

A vez das Rodas

A grande maioria é em aço, mas existem opções em outros materiais, como o Poliuretano (PU). Resistentes, as rodas de aço devem ser de preferência galvanizadas. Já equipamentos com rodas sintéticas são mais indicados para ambientes com superfícies planas, ou terá pouca durabilidade.
Valor: quanto custa um guincho?
O valor do guincho vai depender do tipo de acionamento, material em que é fabricado, capacidade de peso que suporta, tamanho do cabo que possui e se acompanha peças como catraca, ou já vem associados a um trole, por exemplo.

- Entre os modelos manuais, o de carretel costuma ter melhor custo.

- Já quanto aos hidráulicos, modelos com prolongador e maior capacidade de carga são os mais caros.
- Os guinchos mais caros, não são necessariamente os mais rápidos. Há guinchos com menor capacidade de peso, mas que possuem maior velocidade de elevação.
Em geral, guinchos manuais são mais baratos que os elétricos, que por sua vez é mais barato que o hidráulico. Conforme vai aumentando a capacidade, e facilidade de uso, vai aumentando também o valor.
Segurança
Guinchos carregam cargas muito pesadas e por isso precisam ser operados de forma segura, por pessoas capacitadas, que conheçam o seu funcionamento, para evitar acidentes.  Confira se todas as normas para operação estão sendo seguidas. Verifique ainda se o aparelho conta com travas de segurança, que garanta a integridade física do operador caso algum acidente ocorra, e dispositivos de proteção contra sobrecarga.
É muito importante certificar sobre a qualidade do produto. Tenha atenção ao motor, cabos, ganchos e prefira marcas de credibilidade. Só assim terá a certeza que está comprando um bom equipamento que vai atender as suas necessidades.
Na Royal Máquinas você encontra as melhores marcas do mercado: Motomil, Menegotti, CSM, Marcon, Maqtron, Lynus e Berg-steel. Escolha aqui o modelo ideal!

Mais comprados

por R$ 598,90
em até 10x de R$ 59,89 sem juros ou
R$ 550,99 à vista no boleto ou pix
de R$ 712,00 por R$ 676,00
em até 10x de R$ 67,60 sem juros ou
R$ 621,92 à vista no boleto ou pix
por R$ 2.809,00
em até 10x de R$ 280,90 sem juros ou
R$ 2.584,28 à vista no boleto ou pix
por R$ 1.450,00
em até 10x de R$ 145,00 sem juros ou
R$ 1.334,00 à vista no boleto ou pix
keyboard_arrow_right Guinchos
Mostrando 1-12 de 38 produtos.
Itens por página
Ordenar por
 
por R$ 2.809,00
em até 10x de R$ 280,90 sem juros ou
R$ 2.584,28 à vista no boleto ou pix
por R$ 989,00
em até 10x de R$ 98,90 sem juros ou
R$ 909,88 à vista no boleto ou pix
por R$ 1.450,00
em até 10x de R$ 145,00 sem juros ou
R$ 1.334,00 à vista no boleto ou pix
por R$ 969,00
em até 10x de R$ 96,90 sem juros ou
R$ 891,48 à vista no boleto ou pix
por R$ 2.025,00
em até 10x de R$ 202,50 sem juros ou
R$ 1.863,00 à vista no boleto ou pix
de R$ 2.423,00 por R$ 1.999,00
em até 10x de R$ 199,90 sem juros ou
R$ 1.839,08 à vista no boleto ou pix
por R$ 138,50
em até 2x de R$ 69,25 sem juros ou
R$ 127,42 à vista no boleto ou pix
por R$ 598,90
em até 10x de R$ 59,89 sem juros ou
R$ 550,99 à vista no boleto ou pix
de R$ 712,00 por R$ 676,00
em até 10x de R$ 67,60 sem juros ou
R$ 621,92 à vista no boleto ou pix
por R$ 4.895,50
em até 10x de R$ 489,55 sem juros ou
R$ 4.503,86 à vista no boleto ou pix
por R$ 281,00
em até 5x de R$ 56,20 sem juros ou
R$ 258,52 à vista no boleto ou pix
por R$ 1.259,90
em até 10x de R$ 125,99 sem juros ou
R$ 1.159,11 à vista no boleto ou pix
Mostrando 1-12 de 38 produtos.