Dúvidas | Atendimento: (18) 3649-7878 | Chat online | Seg a Sex das 8h às 18h e Sáb das 8h às 12h
search
Mais de 15 mil produtos em estoque
Pague com 2 cartões
Parcele em até 12x no cartão
5%
de desconto no boleto à vista
img-balao-texto Pistola para pintura

Para pintar paredes, móveis, portas, portões, a lataria do carro ou trabalhos artesanais a pistola de pintura é o equipamento que deixa o trabalho com acabamento perfeito de forma bem rápida e pratica. Mas você sabe como escolher a melhor pistola para pintura? Vem conhecer os modelos disponíveis e descubra qual é o modelo ideal para você!

A pistola para pintura é o equipamento que faz a pintura por pulverização, substituindo rolos e pincéis. Ela utiliza ar comprimido para pulverizar a tinta ou verniz de forma mais rápida, precisa e uniforme, dando melhor acabamento à pintura das superfícies. Existem no mercado vários modelos, com especificações diferentes, mas de forma geral elas podem ser classificadas como: por gravidade ou sucção, elétricas ou pneumáticas e ainda quanto ao sistema de funcionamento, como convencional, HVLP ou LVLP. Essas são os primeiros pontos que você deve avaliar ao escolher sua pistola para pintura.

pistolas1

Pistola por gravidade ou sucção?

Nos modelos de pistola de pintura por gravidade o caneco de tinta fica na parte superior da pistola, fazendo com que a tinta escorra e flua até o bico, pela força da gravidade, onde encontra com a pressão de ar e é pulverizada. É um modelo bem completo e serve para praticamente todos os tipos de pintura. Já nos modelos à sucção, o caneco fica na parte de baixo. Quando o gatilho é acionado, a passagem de ar faz com que a tinta seja sugada e pulverizada, exigindo, portanto, que o equipamento seja mais forte para realizar tal trabalho. Esse último modelo possui como desvantagem ser menos econômico, já que gera mais nevoa e com isso um maior desperdício de tinta.

Pistola para pintura com sistema convencional, HVLP ou LVLP?

O sistema convencional pode estar presente tanto nos modelos por sucção quanto por gravidade. Na pistola que possui o sistema convencional a tinta e o ar comprimido se misturam e são liberados em um jato único. Já os sistemas HVLP ou LVLP só podem ser encontrados nas pistolas que funcionam por gravidade.

As pistolas de pintura de alta pressão, ou com sistema HVLP (High Volume Low Pressure), possuem alto volume e pouca pressão. Esse modelo é indicado para compressores de baixa pressão e com reservatórios grandes, acima de 100 litros, para não perder eficiência na aplicação. É mais popular que os equipamentos com sistema LVLP e ideal para áreas maiores. É muito utilizado pela indústria automotiva, naval, arquitetônica e de cosmético.
Já as pistolas de pintura de baixa pressão, ou LVLP (Low Volume Low Pressure), possuem pouco volume e pressão de ar, precisando de menor potência. São indicadas para compressores de baixa pressão, com reservatórios pequenos, em torno de 25 e 50 litros. Ideal para trabalhos menores, mas que demandam precisão.
Em ambos os sistemas maior parte da tinta é depositada sobre a superfície e apenas uma pequena parte é perdida para o ar, em forma de nevoa, isso quando comparadas a pistolas que usa o sistema convencional de funcionamento.
Pistolas com sistema LVLP possuem alta taxa de transferência de tinta, acima de 68%. E pistolas HVLP possuem taxa de transferência em torno de 60%, mas podem chegar à 80% ou mais, dependendo do fabricante e modelo da pistola. E quanto maior a taxa de transferência, mais econômica é a pistola, pois mais quantidade de tinta chaga à superfície, gerando menos nevoa, evitando desperdício de material. Você ganha em economia e no resultado final do acabamento.
Ao escolher entre o sistema convencional, HVLP ou LVLP é importante verificar às informações técnicas fornecidas pelo fabricante e observar a taxa de transferência do modelo e o consumo de ar. Deste modo poderá definir qual o compressor de ar é compatível e mais adequado ao equipamento e fazer a melhor escolha. De forma geral, pistolas com sistema LVLP vão aplicar um menor volume de produto quando comparadas a uma pistola HVLP nas mesmas configurações, mas vai demandar um menor consumo de ar, e com isso compressores menores.
Assim, antes de comprar sua pistola para pintura verifique também o consumo de ar, medido em litros ou pés cúbicos por minuto (PCM), a pressão de operação, que pode ser alta ou baixa e a vazão máxima, que pode ir de 100ml por minuto, chegando à 850ml por minuto ou mais, em equipamentos profissionais. Quanto maior a vazão, mais rápida será a aplicação e o trabalho.
Pistola elétrica ou pneumática?
Indicada para pintar paredes, muros, lugares altos ou de difícil acesso, a pistola para pintura elétrica é mais fácil e pratica de usar. É só colocar a tinta e ligar o equipamento na tomada para realizar seus trabalhos, sem precisar conectar a um compressor de ar. Alguns modelos costumam vir acompanhados de medidor de viscosidade, para verificar se a tinta que está sendo usada está na espessura ideal. Um equipamento completo, não é mesmo?
pistolas2
pistola3
Já outros modelos de pistola de pintura precisam ser acoplados a um compressor de ar, com ou sem reservatório, para funcionar. Nelas você precisa ajustar o compressor na pressão certa, conforme indicado no manual do equipamento. Se você possui um compressor ou vai comprar uma pistola que precise dele para funcionar, lembre-se de verificar se os equipamentos são compatíveis. Pistolas para pintura que usam um compressor de ar podem ser divididas ainda quanto à capacidade de pulverização: até 130g por minuto, baixo consumo de tinta e produtividade, até 230g por minuto, médio consumo e produtividade, e acima de 230g por minuto, alto consumo e produtividade.

Conheça bem as tintas que vai utilizar

Para evitar desperdícios e danificar a pistola de pintura é importante ter conhecimento sobre a viscosidade das tintas. Geralmente as tintas precisam ser misturadas a um solvente ou água para serem diluídas e usadas na pistola para pintura. Para verificar se a tinta está adequada para o equipamento, você pode contar com a ajuda de um viscosímetro. Alguns modelos já contam com um medidor de viscosidade para auxiliar na correta utilização do produto, o que é um diferencial. Para compressores com pouca pressão, a mistura de tinta deve ser mais fina, na consistência de leite. É importante ainda saber o diâmetro do bico do equipamento. Alguns modelos não suportam tintas com pigmentos metálicos ou não são bons para envernizar. Uma dica é escolher a pistola considerando o tipo de tinta que pretende usar para só depois escolher o diâmetro do bico.
Outros critérios para escolha:
Outros quesitos que devem ser levados em consideração ao comprar uma pistola de pintura são:
Potência: Quanto mais potente o equipamento, maior a quantidade de tinta dissipada por minuto e mais rápido a execução dos trabalhos. Equipamentos de maior potência são indicados para uso profissional. Máquinas com potência mais baixa são recomendadas apenas para uso doméstico e artesanal, já que não aguentam trabalhos pesados. Por isso sempre considere o tipo e dimensão do trabalho e a frequência de uso para escolher o melhor equipamento, que pode ter potência de 400W, 700w, 900w ou mais. Verifique ainda o tempo máximo que o equipamento pode funcionar e o tempo que ele precisa descansar entre uma aplicação e outra. Há máquinas que aguantam trabalhar por 6 a 8 horas diárias, outras de 8 à 10 horas, chegando alguns equipamentos a suportar 14 horas de trabalho.
Capacidade de reservatório: Reservatórios pequenos são indicados para trabalhos menores ou terá que ficar parando o serviço para reabastecer a tinta. Há equipamentos com reservatório de 700ml, 800ml, à 1,4litros.
Diâmetro do bico: Os bicos e agulhas são peças que vão na ponta da pistola e é por onde a tinta sai. Eles serão os responsáveis por mudar o padrão de pulverização das tintas. Alguns equipamentos possuem bicos intercambiáveis, que possibilitam o ajuste de saída da tinta e dos jatos, que pode ser vertical, horizontal ou circular.  De forma geral, para cada tipo de trabalho haverá um bico ideal.  Bicos pequenos, com no máximo 1mm de diâmetro, são indicados pra tintas de baixa viscosidade e trabalhos de maior precisão, como retoques. Bicos médios, de 1mm à 1,4mm, são melhores para tintas de média viscosidade e trabalhos com pintura de muros e paredes. E por fim, bicos grandes, com mais de 1,5 mm de diâmetro, são indicados para tintas de alta viscosidade e trabalhos em grande escala e produção.
pistola4
Mobilidade: Peso, tamanho do equipamento e dos cabos podem interferir na hora de executar um trabalho de pintura. Verifique, portanto, essas características para saber se atende à sua demanda.  Há máquinas que podem operar em posição inclinada, com mangueiras de 1,8 metros, 2,5 metros e canecas de plástico ou metal. As de plástico são mais leves e as de alumínio indicadas para todos os tipos de tinta e pintura.
Taxa de transferência: Quanto maior a taxa de transferência, menor é o desperdício de material. Um equipamento que possui taxa de transferência de 80%, significa que 80% da tinta vai chegar à superfície, tendo uma perda de 20%. Fique de olho!
Acessórios: Na dúvida entre dois modelos parecidos? Confira os acessórios que acompanham o equipamento como bicos, agulhas, medidor de viscosidade, maletas para transporte, adaptador elétrico e outros.
pistola5
Quanto custa uma pistola para pintura?
Aspectos como potência, capacidade de pintar superfícies diferentes e marca podem interferir na variação de preço desses objetos. Modelos que trazem acessórios e outros itens extras também podem ter um maior valor final. Ao comprar a sua pistola de pintura busque por produtos de qualidade e de boas marcas, reconhecidas no mercado, como Puma, Arprex, Ferrari, Lynus, Devilbiss, Schulz e Chiaperini.
Agora que você já sabe tudo sobe as pistolas para pintura e como escolher o modelo ideal, aproveita que na Royal Máquinas você encontra uma grande variedade de modelos, das melhores marca, e compre logo a sua!

Pistolas para pintura

Mais comprados

por R$ 59,90
em até 1x de R$ 59,90 sem juros ou
R$ 56,91 à vista no boleto ou pix
por R$ 169,90
em até 3x de R$ 56,63 sem juros ou
R$ 161,41 à vista no boleto ou pix
por R$ 169,90
em até 3x de R$ 56,63 sem juros ou
R$ 161,41 à vista no boleto ou pix
por R$ 333,90
em até 6x de R$ 55,65 sem juros ou
R$ 317,21 à vista no boleto ou pix
keyboard_arrow_right Pistolas para pintura
Mostrando 1-12 de 127 produtos.
Itens por página
Ordenar por
 
por R$ 157,50
em até 3x de R$ 52,50 sem juros ou
R$ 149,63 à vista no boleto ou pix
por R$ 187,50
em até 3x de R$ 62,50 sem juros ou
R$ 178,13 à vista no boleto ou pix
por R$ 268,00
em até 5x de R$ 53,60 sem juros ou
R$ 254,60 à vista no boleto ou pix
por R$ 187,50
em até 3x de R$ 62,50 sem juros ou
R$ 178,13 à vista no boleto ou pix
por R$ 239,00
em até 4x de R$ 59,75 sem juros ou
R$ 227,05 à vista no boleto ou pix
por R$ 169,90
em até 3x de R$ 56,63 sem juros ou
R$ 161,41 à vista no boleto ou pix
por R$ 169,90
em até 3x de R$ 56,63 sem juros ou
R$ 161,41 à vista no boleto ou pix
por R$ 510,50
em até 10x de R$ 51,05 sem juros ou
R$ 484,98 à vista no boleto ou pix
por R$ 129,00
em até 2x de R$ 64,50 sem juros ou
R$ 122,55 à vista no boleto ou pix
por R$ 279,50
em até 5x de R$ 55,90 sem juros ou
R$ 265,53 à vista no boleto ou pix
por R$ 229,90
em até 4x de R$ 57,48 sem juros ou
R$ 218,41 à vista no boleto ou pix
por R$ 296,50
em até 5x de R$ 59,30 sem juros ou
R$ 281,68 à vista no boleto ou pix
Mostrando 1-12 de 127 produtos.