»Trituradores: conheça os tipos disponíveis e como escolher o ideal para o seu agronegócio

Trituradores: conheça os tipos disponíveis e como escolher o ideal para o seu agronegócio

0

Extremamente versáteis, os trituradores são equipamentos essenciais em diversos estágios produtivos do agronegócio. Com aplicações diversas, eles permitem o corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais, ramas e grãos diversos. Justamente por isso possuem aplicações que vão desde o beneficiamento da produção (no caso da trituração de sementes, por exemplo) até a produção de adubo orgânico e ração animal.

 

Porém, a ampla variedade de modelos (e preços) faz com que muitos produtores rurais fiquem na dúvida na hora de escolher o equipamento ideal para o seu negócio. Se este é o seu caso, conheça abaixo os principais tipos de trituradores disponíveis no mercado, suas características e funções.

Triturador forrageiro

Ideais para corte e trituração de forragens, o triturador forrageiro também pode ser usado para moer sementes, cascas de cereais, cana-de-açúcar, ramas de mandioca, capim, entre outros. A troca de peneiras em alguns modelos permite também a trituração de milho para a produção de farelos como fubá e quirera, por exemplo.

 

O modelo forrageiro pode ser encontrado com motor a combustível ou elétrico e seus valores irão variar de acordo com a potência, tipo do motor e componentes, como número de martelos e facas de corte, tamanho e capacidade de trituração. Entre as marcas mais vendidas e com qualidade reconhecida estão os trituradores Trapp e Garthen.

Triturador orgânico

Usados para a trituração de resíduos orgânicos como restos de frutas e verduras, cascas de ovos, ossos, sobras de refeição, gramas, aparas, cercas-vivas, palha, vime e até mesmo papel e madeiras mofadas, os trituradores orgânicos são extremamente úteis para a preparação de compostos orgânicos para a adubação do solo. Seu uso é altamente recomendado na agricultura de um modo geral e também no manejo doméstico em chácaras, hortas e jardins. Produtores que investem em culturas com alta demanda de adubação orgânica também se beneficiam desse tipo de triturador.

 

Assim como os forrageiros, os trituradores orgânicos podem ser acionados por motores elétricos ou a combustível e sua potência e capacidade influenciam diretamente no preço. Entre as marcas mais vendidas, se também se destacam os trituradores Trapp e Garthen.

Triturador de grãos e cereais simples

Muito usados para trituração manual de grãos e cereais como milho, soja, trigo e cevada, os trituradores manuais de grãos são essenciais nos processos de beneficiamento da produção. Com eles é possível preparar o milho para canjica, moer grãos diversos, inclusive para produção de temperos artesanais.

Também são indicados para uso doméstico e, devido ao seu tamanho e simplicidade de manuseio, são extremamente fáceis de serem locomovidos. Entre as marcas mais vendidas, destaca-se os trituradores Botini.

Triturador de casca de coco

Amplamente reconhecido como composto de alto poder nutritivo para a adubação orgânica e compostagem, as fibras de coco podem ser usadas também para produção de vasos de xaxim, como matéria prima para embalagens ecológicas e também como insumo para a fabricação de carpetes e tecidos par ao setor automobilístico. Para a obtenção dessas fibras, o triturador de casca de coco é o equipamento ideal.

 

Eles podem ser encontrados nos modelos elétricos ou a gasolina, trituram cascas de coco verde ou secas e são uma ótima opção para produtores rurais que desejam obter o máximo aproveitamento de sua produção. Além de extrair a água e vender diretamente para o consumidor, as cascas podem ser aproveitadas das diversas maneiras acima citadas.

 

E você, já sabe qual é o triturador ideal para o seu agronegócio? Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para escolher o seu? Envie sua pergunta para a gente pelo espaço para comentários abaixo!

Quer saber como transformar a sua pequena propriedade rural em um grande negócio? Aproveite para fazer o download gratuito do nosso eBook e conferir algumas dicas!

 

Compartilhe