»»Pistola de pintura: 5 dicas para não errar na limpeza

Pistola de pintura: 5 dicas para não errar na limpeza

0

Não é novidade que a construção civil no Brasil passa por um momento de crise. Um dos setores que mais empregavam no país está demitindo milhares de trabalhadores e muitas obras estão atrasadas e até mesmo paradas. Em um período de instabilidade econômica agilizar processos para economizar tempo e reduzir custos é uma medida necessária.  A pistola de pintura é uma das ferramentas de precisão que permite obter ótimos resultados gastando menos tempo. Mas para garantir que você tenha seu equipamento funcionando por muito mais tempo ele precisa passar por manutenção, e ser limpo após o uso, ao final de cada dia de trabalho.

Homem trabalhando com pistola de pintura

Veja abaixo 5 dicas para não errar na hora de fazer a limpeza de sua pistola de pintura.

1. Água ou solvente?

Tanto para tintas à base de água ou solvente o procedimento de limpeza será o mesmo, a única diferença será o uso de solvente, em vez de água e detergente, de acordo com a composição da tinta. Procure sempre utilizar solventes não inflamáveis, pois sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar

2. Instrumentos para Limpeza

Para fazer a limpeza da pistola de pintura serão necessários panos, pinceis, água ou solvente, recipiente para descartar os produtos utilizados, e em alguns casos, chave para desmontagem. Não utilize objetos ásperos, pontiagudos ou afiados, eles poderão danificar a pistola de pintura. Tenha todos as ferramentas necessárias à mão, se necessário faça um check list antes de começar o trabalho, isso evita que você perca tempo e tenha que parar a higienização da pistola para pegar algum instrumento que esteja faltando.

3. Leia sempre o manual de instruções

Leia o manual de instruções e veja as recomendações específicas do fabricante quanto à limpeza. Sistemas de limpeza por ultrassom, por exemplo, são desaconselhados, pois podem danificar bicos e algumas superfícies.

4. Limpeza da pistola de pintura

Pessoa fazendo a limpeza da pistola de pintura

Retire o recipiente para tinta e o esvazie completamente. Limpe esse reservatório e o tubo de alimentação com o auxílio de um pincel e água ou solvente. Coloque o líquido para limpeza dentro do recipiente destinado à tinta e esguiche até o líquido sair limpo. Limpe também resíduos no bico pulverizador, regulador de tintas e toda a parte externa. Verifique no manual de instruções se há alguma outra peça que deva ser removida para limpeza, caso haja necessidade, faça isso com ajuda de chave(s) apropriada(s).

5. Secagem e lubrificação

Ao final do processo de higienização enxugue bem todas as partes da pistola, de forma a evitar a corrosão das partes metálicas. Os componentes articulados devem ser lubrificados com produto especifico, prefira, por exemplo, os que não contenham substâncias ácidas. A lubrificação garantirá o a proteção e bom funcionamento da pistola.

E lembre-se, sempre use os EPIs adequados antes de realizar a limpeza ou manutenção.

Viu como é importante manter sua pistola de pintura sempre limpa? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe