»Pastagem: 4 dicas de como evitar a degradação

Pastagem: 4 dicas de como evitar a degradação

0

Em muitas fazendas a pastagem é a principal fonte de alimento para o gado, cavalos e outros animais. A degradação das pastagens é, por tanto, um problema para grande parte dos pecuaristas.

A degradação do pasto é um processo continuo, no qual se observa a perda de vigor, produtividade e capacidade de recuperação natural da pastagem, desencadeando queda na sustentabilidade, produção e qualidade exigidas para ao boa nutrição do rebanho.  A pastagem enfraquecida fica sujeita aos efeitos nocivos de pragas, doenças e plantas invasoras que a destroem.

Alguns fatores que causam a deterioração das pastagens são as práticas inadequadas de manejo de plantas, superlotação de animais, uso excessivo de fogo, ausência de adubação e falha no controle de pragas, doenças e plantas invasoras, entre outros motivos. No entanto, os produtores rurais devem ficar atentos, pois é mais fácil e barato investir em precauções para conservar as pastagens a ter que recuperar estas áreas.

Veja, abaixo, quatro dicas para evitar a degradação das pastagens e ter, por muito tempo, um pasto produtivo e de qualidade.

Gado na pastagem

Dica 1: Escolher a forrageira mais adequada

Escolher a forrageira adequada ao tipo de solo, clima e da tecnologia disponível na propriedade é essencial para ter uma pastagem produtiva e de qualidade. Não existe uma forrageira melhor que a outra, é preciso escolher aquela que melhor se adapte às condições da área, ao uso ou não de corretivos no solo, ao tipo de manejo da pastagem, etc. É em função destes fatores que o produtor deve escolher a forrageira – alimento dado ao animal, como capim, milho, aveia e cana-de-açúcar entre outros – mais adequada as suas necessidades, e não aquela que está na “moda” no momento.

Dica 2: Fazer o plantio correto

Pastagem bem formada

Escolher sementes de boa qualidade, plantar em época chuvosa e distribuir as sementes de maneira uniforme e com o menor espaço possível entre elas, por toda a área escolhida, é de extrema importância para a formação do pasto, pois uma pastagem bem formada mantem o terreno coberto e protege o solo evitando a perda de nutrientes, além de ajudar na infiltração da água, retenção da umidade e na adubação. Para garantir o plantio correto é preciso ainda certificar-se que as máquinas e equipamentos para semeação estão bem reguladas, evitando que quantidades erradas de sementes sejam distribuídas no terreno.

Dica 3: Manejo adequado do pastejo

O manejo adequado do pastejo consiste no item tecnológico mais barato disponível ao produtor. Quando ele é feito incorretamente, seja no plantio, formação e produção, pode desencadear a degradação da pastagem. Adubação, sombreamento, manutenção de matéria orgânica e planejamento da lotação animal adequada para cada área são algumas das ações de manejo. Adubação de pastagem, por exemplo, deve ser feita anualmente para reposição de nutrientes evitando a queda de produtividade e qualidade da pastagem. O preço para fazer esse trabalho em todo o terreno vai depender das condições do solo, se ele precisa de calcário, fosforo, potássio, nitrogênio ou outros nutrientes.

Dica 4: Saiba identificar os sinais de degradação da pastagemPasto degradado

O aparecimento de erosões, ervas daninhas, a perda de peso do gado e diminuição de forrageiras no pasto são alguns sinais da degradação da pastagem. Ao notar estes sinais, a primeira coisa a fazer é um diagnóstico das áreas afetadas para saber as causas que fizeram o pasto se degradar e quais as soluções mais adequadas.

Casos mais simples podem ser resolvidos com a lotação animal adequada e manejo correto do pastejo. Já em casos avançados de degradação serão necessárias medidas como a remoção do solo com aração e dragagem, confecção de curvas de nível, correção do solo, controle de pragas, adubação e toda a reforma do pasto, incluindo o plantio de outra forrageira adequada ao tipo de solo.

Por isso lembre-se: a prevenção é a melhor opção, pois quanto maior o grau de degradação da pastagem maior os custos para recuperá-la.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente? Escreva para nós nos comentários!

Compartilhe