»»Boas práticas contra Acidentes de trabalho na Construção Civil

Boas práticas contra Acidentes de trabalho na Construção Civil

1

A construção civil é um dos setores que mais emprega no Brasil, sendo de fundamental importância para a economia do país. No entanto, é também um dos setores com maior índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.  Segundo informações do Ministério do Trabalho, colaboradores da construção civil possuem três vezes mais chances de se envolverem em acidentes de trabalho fatais, do que outros profissionais. Em 2013, foi o ramo de atividade responsável pelo maior número de morte e incapacidade permanente de trabalhadores no Brasil, com mais de 450 e 1600 casos, respectivamente. Por tanto, ao construir ou reformar algumas boas práticas devem ser seguidas para prevenir acidentes de trabalho nos canteiros de obras. Veja algumas delas!

boas práticas na construção civil

Mantenha distância segura de redes elétricas

Tenha cautela ao manusear e movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames próximos à rede elétrica. A distância mínima de 5 metros deve ser mantida para trabalhar em segurança, sem risco de acidentes de trabalho. Ao limpar ou fazer manutenção em máquinas e ferramentas elétricas, como furadeiras e esmerilhadeiras,  lembre-se de antes desconectá-las da tomada para evitar choques elétricos ou que os equipamentos liguem e causem ferimentos. Por medida de segurança, quadros de energia, disjuntores, fiações, tomadas, chaves e máquinas elétricas devem ser protegidos da chuva e mudanças climáticas, mantidos isolados e sinalizados, quando necessário, e sempre serem instalados por profissionais qualificados.

Tenha cuidado ao trabalhar em locais altos

Prevenção contra acidentes de trabalho em locais altos

A queda de lugares altos é a principal causa de mortes e lesões na construção civil. Tome cuidado ao trabalhar em andaimes ou plataformas mesmo que estes estejam equipados com grades de segurança telhados e escadas. Use sempre cinto de segurança para trabalhos em altura e certifique-se de que ele está corretamente colocado e preso. Ao utilizar escada de mão, verifique sempre a posição e angulação, que deve estar entre 65° e 80°, e se ela está adequadamente fixada e/ou apoiada, para evitar que tombe ou escorregue. Escadas só são recomendadas para pequenos serviços, como pintura e instalação de fiação,  não devem ser utilizadas em altura superior à 7 metros e para acesso a andaimes e lajes. Os mesmos cuidados seguidos com as escadas de mão devem ser tomados com escadas de acesso provisório. Montadas geralmente com restos de madeira, estas escadas devem seguir padrões de altura e largura, ser dimensionada de acordo o fluxo de trabalhadores e possuir corrimão. E lembre-se, nunca suba em escadas carregando objetos, eles podem causar o desequilíbrio e queda, além de outros acidentes de trabalho.

Precauções em trabalho de escavação

Antes de fazer a escavação de um local é necessário estudá-lo e conhecer os riscos oferecidos. Somente assim é possível planejar bem a obra e evitar problemas de desmoronamento, queda de pessoas ou veículos e destruição de composições ao redor (muros, casas, queda de árvores, etc.). Ao notar que estruturas próximas podem ter sua estabilidade comprometida ou ser afetada pela escavação, o escoramento deve ser feito de forma preventiva. É importante ressaltar que todo trabalho de escavação deve ser feito com o acompanhamento de um responsável técnico.

Cuidado ao transportar cargas

Guincho para trasporte de cargas

Ao transportar cargas com o auxílio de um carrinho de mão (carriola) ou guincho elétrico de coluna tenha cuidado com o limite de carga e peso indicado para cada equipamento. Guinchos só devem ser operados por pessoas qualificadas. Locais onde houver risco de queda de material transportado por gruas móveis devem ser isolados e possuir sinalização de segurança. Se for erguer manualmente algum material, tome cuidados com a postura e para não carregar excesso de peso que poderão causar problemas de saúde. Cuidado ainda com desnível no solo e degraus que podem causar acidentes no decorrer do transporte.

Tenha atenção na execução de seu trabalho

A falta de atenção e brincadeiras inadequadas no ambiente de trabalho podem também causar acidentes de trabalho. Tenha atenção ao serviço que está executando e nunca aja sem permissão ou execute uma função para a qual não está preparado.

Faça a manutenção constante de máquinas e equipamentos

Manutenção de máquinas e equipamentos

Máquinas e equipamentos precisam de constante manutenção para que funcionem perfeitamente. Alguns tipos máquinas, como por exemplo, pistola de pintura, furadeiras, parafusadeira e lixadeira possuem componentes que submetidos a grande pressão podem sofre rupturas, gerando graves acidentes de trabalho. Por isso, certifique-se de que os equipamentos utilizados na obra estão em bom estado de conservação e passaram por revisão, conforme indicado pelo fabricante.

Treinamento contra acidentes de trabalho

Todos os colaboradores envolvidos em uma obra, desde os gestores, passando por engenheiros, mestre de obras, eletricistas, serventes e outros profissionais, devem ser treinados para utilizar corretamente os equipamento de proteção individual, reconhecer possíveis riscos, seguir todas as normas regulamentadoras estabelecidas para a construção civil e conhecer os procedimentos de emergência, seja a obra de pequeno ou grande porte.  Somente com a capacitação, comprometimento de toda a equipe de trabalho e a elaboração de políticas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, que os riscos na construção civil irão diminuir.

Equipamentos de Proteção Individual

EPIs para proteção contra acidentes de trabalho

Muitos acidentes poderiam ser evitados com o uso com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Botas e capacetes são itens indispensáveis para todo os trabalhadores da construção civil, e evitam, por exemplo, o impacto de algum material que venha a cair. De acordo com a função desempenhada na obra, outros EPIs são recomendados, entre eles estão luvas, viseiras, óculos, máscara e cinto de segurança. Usar o equipamento certo de acordo com a atividade que irá exercer é outra medida fundamental na prevenção de acidentes de trabalho!

Seguindo estas boas práticas muitos acidentes de trabalho certamente serão evitados, tornado os canteiros de obras lugares mais seguros. Possui alguma sugestão de boas práticas contra acidentes de trabalho? Conte para nós! 

Compartilhe