Imóveis que acabaram de ser construídos, ou reformados, e em poucos dias estão cobertos por pichações, essa é uma cena que se tornou comum nas grandes e pequenas cidades. A ação de vândalos não poupa nada nem ninguém, atinge casas, prédios, comércios, placas e monumentos. Mas se você sonhava com paredes antipichação, não sonhe mais. Pode acreditar! Elas já são uma realidade.
Existem atualmente, no comércio, várias tintas e revestimentos que prometem não deixar fixar as pichações. Basta limpar a sujeira, com água e sabão ou solvente, para ter paredes, ou outra superfície, como novas. Conheça neste post alguns desses produtos e acabe com suas preocupações quanto às pichações!
Tintas e revestimentos antipichação
São vários os produtos disponíveis no mercado com tecnologia antipichação. São eles tintas, vernizes e revestimentos como patilhas, cerâmicas, laminados revestidos por filme impermeável, painéis compactos e superfície em alumínio. Os revestimentos podem ser utilizados em fachadas, cercas, portas, calhas, coberturas, etc. Enquanto as tintas e vernizes podem ser aplicados em diversas superfícies, indo desde o concreto, material argiloso, metal, mármores, granitos, porcelanatos, cerâmicas, áreas que já tenham sido pintadas e pastilhas até pedras em geral, enfim, podem ser aplicados em praticamente todos os lugares vulneráveis aos pichadores.
Uso dos produtos
Os produtos que protegem as superfícies conta a pichação são produzidos com técnicas mais avançadas e por isso são, normalmente, mais resistentes que os produtos comuns. As tintas e vernizes são de fácil aplicação e não precisam ser diluídos, possuem bom rendimento e secagem rápida. O vernizes são geralmente transparentes e formam uma camada que dará proteção e brilho às superfícies, neutralizando a porosidade e impedindo a penetração das tintas utilizadas na pichação. As tintas terão a mesma função e ação dos vernizes, no entanto, estão disponíveis em várias cores. Não existem cuidados específicos para aplicação e instalação dos produtos com tecnologia antipichação, eles devem ser os mesmos seguidos com os produto convencionais.
Custo X benefício das tintas e revestimentos antipichação
As tintas, vernizes e revestimentos antipichação possuem em sua composição produtos que formam uma película protetora, impermeabilizando a superfície contra tinta spray, tinta acrílica, a óleo e látex. Possuem preços um pouco mais elevados, aproximadamente três vezes mais que as tintas e revestimentos comuns. Mas ao considerar os gastos para comprar novos produtos, mão de obra para refazer a pintura ou substituir o revestimentos tradicionais, ou ainda a contratação de empresas especializadas em remoção da pichação, chega-se à conclusão de que compensa pagar um pouco mais caro nesses produtos, pois mesmo a curto prazo é possível notar melhor retorno.
Vantagens das tintas e revestimentos antipichação
Diferente dos revestimentos comuns, em que é mais difícil remover tintas e manchas, ficando geralmente algum dano, a principal vantagem das tintas e revestimentos antipichação é a possibilidade de limpeza, que poderá ser feita com jatos de água ou vapor, esponja abrasiva e sabão ou com um pano ou esponja encharcados em solvente. Além de não permitir a aderência, dificultando a fixação das tintas usadas em pichações esses produtos possuem bom acabamento e durabilidade. E mesmo após a limpeza, continuarão mantendo as propriedades originais, como textura e cor. Outra vantagem é poderem ser aplicados em ambientes internos ou externos, alguns exemplos são: pontes, viadutos, estações de trens e metrô, muros e fachadas de prédios, residências e indústria.
Antes de utilizar ou fazer a manutenção dos revestimentos e tintas antipichação consulte as recomendações fornecidas pelo fabricante, essas informações garantem que os produtos sejam utilizados corretamente, tendo a ação desejada e durem por muito mais tempo.
Já escolheu o produto antipichação que mais combina com seu projeto? Deixe para nós, no espaço abaixo, suas dúvidas e sugestões!