»Silo: qual o tipo ideal para sua propriedade?

Silo: qual o tipo ideal para sua propriedade?

0

A pastagem é a forma mais barata de alimentar o rebanho bovino. No entanto, com as mudanças climáticas, que causam longos períodos de seca, e a necessidade de melhorar a produtividade e qualidade – exigindo o aumento do rebanho, mesmo com a escassez de áreas para a expansão das propriedades rurais – a silagem desponta como solução para a nutrição dos gados de leite e corte.

Silagem é o nome dado ao produto do processo de ensilagem. A ensilagem, por sua vez, é o técnica de fermentação controlada das forrageiras (grupo de plantas utilizadas na nutrição animal, como por exemplo, capins e leguminosas, braquiária, cana-de-açúcar, milho ente outros), que são trituradas, compactadas e armazenadas sem a presença de oxigênio, em estrutura física denominada silo. O silo permite estocar grande volume de alimento, sem permitir a entrada de ar ou água, por um longo período, ocupando pouco espaço.

A escolha do tipo ideal de silo dependerá, principalmente, da número de cabeças de gado a serem alimentadas, quantidade de silagem a ser armazenada, da topografia do terreno, facilidade de carga e descarga, custo para instalação e manutenção, máquinas e equipamentos disponíveis e da preferência do produtor. Cada tipo de silo apresenta uma série de vantagens e desvantagens, veja neste post quais são elas!

Silo Aéreo

Silo aéreo

Silos aéreos possuem como vantagens o elevado grau de eficiência, com perdas mínimas de 5%, a facilidade de compactação e descarga. Algumas desvantagens são: maior custo inicial, complexidade de manejo, exigindo mão-de-obra mais eficiente, e a demanda por máquinas ensiladeiras mais caras, com ventilador. Podem ser de plástico ou metal. O silo cilíndrico de plástico possui a vantagem, se comparado aos fabricados em metal, de não apresenta problemas de oxidação e reagir melhor a alterações climáticas.

Silo de encosta

Silo de encosta

Silos de encosta são construídos próximo às encostas dos morros ou em terreno de forte declive, de forma a facilitar o trabalho de carregamento, que acontece pela parte de cima. Normalmente, são feitos em alvenaria e cobertos por telhas. As vantagens desse silo são elevado grau de eficiência, a facilidade de descarga e compactação, menor custo e dispensar máquinas com ventiladores para carregamento. Como desvantagens temos a necessita de estar perto de barranco bem elevado, o que não existe em boa parte das propriedades, custo inicial com a construção da estrutura, complexidade de manejo e a demanda por máquinas ensiladeiras.

Silo-Cisterna

Silo-Cisterna

Silos-cisternas são construídos abaixo do nível do solo e estão praticamente em desuso. Suas vantagens são o fácil carregamento e compactação, ser mais barato que os silos aéreos e de encosta e poder ser instalado próximo ao estabulo ou área de alimentação do gado. As desvantagens são a necessidade de revestimento; dificuldade de descarga, precisam de um sistema com cordas e roldanas; capacidade reduzida, a profundidade deste tipo de silo é de no máximo de 7 metros e não poder ser construído em baixadas, para não atingir o lençol freático superficial.

Silo-Trincheira

Silo-trincheira

No silo-trincheira é aberta uma vala no chão. Após o preenchimento com a silagem e compactação a trincheira é coberta com lona plástica e envolvida com terra, areia ou pneus para evitar a entrada de ar e água. Esse tipo de silo possui como vantagens a construção mais simples e barata; a possibilidade de usar máquinas na abertura da trincheira e compactação, uso de ensiladeiras mais simples e facilidade de carregamento e descarregamento, que poderá ser mecanizado. As desvantagens são as maiores perdas, em torno de 10%, devidos à exposição da superfície ao ambiente e a necessidade de grande quantidade de material para cobertura.

Silo de superfície

Silo de superfície

O silo de superfície é feito em cima do solo, sem a necessidade de escavação ou construção de estrutura, sendo, portanto de baixo custo. Nesse tipo de silo o material é acumulado e compactado sobre o solo, coberto com lona e preso por terra ou pneus. As desvantagens do silo de superfície são a ausência de paredes laterais e maior superfície para vedação, que impossibilitam a adequada compactação e dificulta a eliminação do ar, provocando maiores perdas, em torno de 15%, outro ponto negativo é a compactação mais difícil. Quanto às vantagens, são elas a capacidade de armazenar grande volume de material, utilização de máquinas ensiladeiras mais simples, fechamento rápido, flexibilidade quanto ao lugar de instalação – pode ser instalado próximo ao estábulo ou local de trato do animal, mudado de local quando necessário sem a perdas do investimentos, proporcionando a valorização estética da propriedade – e construção em baixadas, sem risco de atingir o lençol freático superficial.

Silo Bag

Silo bag (bolsa)

Nos Silos bags, tubos (sacos) plásticos horizontais servem para empacotar e estocar a silagem. Eles possuem diâmetro de 1,80 a 3,60m e comprimento de 30,60 ou 90 metros, comportam maior quantidade de silagem armazenada por metro quadrado, sendo ideais para propriedades que conservam grande volume de silagem. Outra vantagem é apresentar menores perdas, devido a forragem sair direto da máquina e ser colada e compactada direto no saco, reduzindo o contato com o ambiente e o fluxo de ar em contato com a silagem. E por fim, a flexibilidade quanto ao lugar de instalação e transporte. Os silos bag podem ser colocados próximo ao local de produção da forragem a ser ensilada e posteriormente transferido para local mais próximo ao trato dos animais, gerando economia na distribuição e transporte. As desvantagens são custo elevado da máquina especial para ensacar a silagem, a não reutilização do plástico e a lentidão no desabastecimento, que de modo geral, precisa ser feita manualmente.

Silo-fardo

Silo fardo

Silos-fardos são fardos revestidos por plástico destinados para o armazenamento da silagem. A diferença para o silo bag é que estes possuem dimensões pequenas e independentes e não precisam de máquinas especiais, já que a maioria das máquinas utilizadas na produção de feno podem ser também utilizadas com ele. As desvantagens são o alto custo do investimento em equipamentos, para quem não os possui, e o gasto de grande quantidade de plástico.

Uma silagem de qualidade depende, entre outros fatores, da forma como é conservada. Descobriu qual é o tipo de silo ideal para a sua propriedade? Possui alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe