O final do inverno ficou marcado pelo registro de altas temperaturas em quase todo o Brasil. Com a chegada da primavera, nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, a previsão é de temperaturas ainda mais elevadas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. Em 2015, as chuvas também prometem ser acima da média na região Sul e em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, por influência do El Niño, fenômeno meteorológico caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. No restante do país, sobretudo no Norte de Minas e Nordeste a previsão é de muito sol, calor e poucas chuvas. Por isso, se você trabalha em um canteiro de obras e precisa ficar exposto ao sol ou às altas temperaturas da primavera e verão, conheça algumas formas para se proteger!
Benefícios do sol
O sol, além da aparência saudável e diminuição dos casos de depressão, traz diversos outros benefícios para a saúde. É ele, por exemplo, que ajuda o organismo a produza vitamina D, necessária para fortalecer ossos e músculos. A vitamina D contribui ainda para a prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer, bom funcionamento do sistema imunológico e de diversos órgãos, como pâncreas e coração, entre outras doenças.
Riscos do excesso de exposição ao sol
Em excesso, o sol pode trazer prejuízos à saúde, principalmente para os profissionais que trabalham expostos diariamente à ele, como é o caso dos operários da construção civil. Os danos causados pelo sol são cumulativos, isto quer dizer que os prejuízos para o organismo vão se somando durante anos, desde o período da infância. O sol em demasia pode causar além de câncer de pele, o envelhecimento precoce, queimaduras, insolação, desidratação, dor de cabeça, febre e problemas de visão, como cataratas e lesões na retina.
Proteja-se contra o sol e calor
Trabalhadores da construção civil, por ficarem expostos ao sol e calor, devem possuir, entre seus equipamentos de proteção individual, protetor solar, chapéu ou boné, óculos escuro para evitar lesões nos olhos e roupas que cubram boa parte do corpo, mas que sejam folgadas e feitas de tecidos claros e leves. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é essencial fazer a aplicação de uma boa camada de protetor solar pelo menos duas vezes ao dia, uma pela manhã, antes de iniciar o trabalho e outra no após o almoço, ao retornar para o canteiro de obras. Em atividades ao ar livre a reaplicação desse produto deve ser feita a cada duas horas. A exposição ao sol também necessita ser evitada, ao máximo, no período de 10h às 16h, momento do dia em que é mais forte.
Beba bastante líquido e prefira refeição mais leves e refrescantes
As altas temperaturas prejudicam o metabolismo do corpo, causando moleza, fadiga e má digestão dos alimentos, além da eliminação excessiva de água, através do suor. A atenção à alimentação deve, portanto, ser redobrada durante o verão ou dias quentes. Uma alimentação correta pode evitar indisposição e mal-estar. Trabalhadores da construção, por exercerem normalmente atividades pesadas e com grande gasto calórico, precisam fazer uma refeição balanceada, de fácil digestão e saudável, assim sendo, abuse de frutas e saladas. E finalmente, beba bastante líquido! Tenha sempre uma garrafa com água à mão, e evite bebidas com cafeína ou muito açúcar, que contribuem para a perda de líquido corporal.
Você trabalha exposto ao sol? Então fique atento à sua pele e caso note o aparecimento de manchas que descamam, coçam ou sangram, ou ainda de pintas que mudam de tamanho, cor ou forma, procure um dermatologista! A precaução é sempre o melhor remédio para evitar doenças, logo proteja-se contra o sol e as altas temperaturas também nos canteiros de obras!