»»Não faça do seu compressor de ar uma bomba relógio

Não faça do seu compressor de ar uma bomba relógio

0

O compressor de ar é uma máquina bastante utilizada em obras, oficinas e industrias. É ele que fornece ar comprimido para o funcionamento de diversos equipamentos, entre eles, pistola para pintura e ferramentas pneumáticas em geral, como furadeiras, lixadeiras e parafusadeiras.

Acidentes com compressores são mais comuns do que se possa imaginar e, na maioria dos casos, poderiam ser evitados com a manutenção constante do equipamento e cuidados com a segurança.

Lembre-se: acidentes com compressor de ar podem causar ferimentos graves e levar até a morte do operador e pessoas que estejam próximas, por isso, todo cuidado é pouco! Confira neste post algumas dicas de como evitar acidentes ao utilizar um compressor de ar.

Leia sempre o manual de instruções de seu compressor

Manual de instruções

O manual de instruções contém diversas informações importantes quanto a instalação, cuidados, manutenção preventiva e procedimentos de uso do compressor de ar. Nele você encontra recomendações como essas:

– Nunca ultrapasse a pressão máxima indicada na plaqueta ou adesivo fixado compressor;

– não alterar a regulagem da válvula de segurança;

– não realize manutenção com o compressor ligado;

–  não remova acessórios fixados no reservatório quando este estiver pressurizado.

Escolha um local apropriado para o trabalho

O local em que o compressor será instalado é outra medida fundamental para a prevenção de acidentes. Ele deve ser alojado sobre superfície firme, nivelada, limpa e seca. Deve ainda ser usado longe de áreas que contenham materiais inflamáveis e a uma distância mínima de 10 metros do local de trabalho, para evitar danos à saúde devido ao ruído excessivo.

Use equipamentos de proteção individual adequados

Use EPIS

Um jato forte de ar comprimido, por sua intensidade e conter geralmente partículas de óleo, areia e outras substâncias, quando disparado contra o corpo, dependendo da parte em que incidir, pode causar inflamações na pele, romper o tímpano, causar hemorragias, entre outros ferimentos. Por estes motivos, use sempre os EPIs indicados, que neste caso são: botas de segurança, luvas, protetor auricular, máscara, óculos de segurança e roupas de trabalho apropriadas. Outra medida importante de proteção é a retirada de alguns acessórios (correntes, pingentes, pulseiras, etc) que podem enroscar em alguma parte do compressor e provocar acidentes.

Cuidado com vazamentos e rupturas

Caso verifique algum vazamento, trinca ou deterioração por corrosão, suspenda imediatamente a utilização do equipamento e procure uma assistência técnica autorizada. Esses tipos de problemas podem lavar a uma explosão. Jamais efetue também consertos ou serviço de solda no reservatório, pois estes tipos de intervenções podem afetar a resistência ou disfarçar problemas mais sérios, e caso exista um vazamento, basta que uma chama entre em contato com o compressor para um incêndio ou explosão acontecer.

Atenção à válvulas, mangueiras, conexões e braçadeiras

Partes de um compressor de ar

Antes de iniciar o uso de um compressor, certifique-se de que válvulas, mangueira, conexões e abraçadeiras estão presas e que não irão se soltar durante a utilização dele. Caso uma mangueira se desconecte, por exemplo, sobre uma forte pressão, poderá fazer movimento de chicote que ao atingir uma pessoa pode causar graves ferimentos. Caso isso ocorra, afaste-se do equipamento, proteja-se e tente cortar a fonte de alimentação de ar ou a energia do compressor. Observe sempre a válvula de retenção do compressor de ar, ela é a parte mais importante do equipamento, pois permite que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura, problemas com esta peça além de prejudicar o trabalho podem oferecer riscos.

Cuidado com altas temperaturas 

A pressão do ar é um processo que gera calor, por isso alguma partes, como a serpentina e o bloco do compressor, podem atingir altas temperaturas oferecendo risco de queimaduras.

Fique atento, sempre desligue o motor quando a máquina não estiver sendo utilizada ou para fazer qualquer tipo de reparo. E ao notar qualquer problema, interrompa o uso é comunique ao responsável pela obra.

Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário!

 

Compartilhe