»Enceradeira industrial: um equipamento, múltiplas utilidades

Enceradeira industrial: um equipamento, múltiplas utilidades

0

A enceradeira industrial é um equipamento destinado, principalmente, à execução de serviços de conservação e limpeza de pisos. Ela pode ser utilizada para encerar, lavar, lixar, lustrar e raspar pisos em áreas residenciais, comerciais e industriais. Por isto, é possível afirmar que a enceradeira industrial possui múltiplas utilidades em um só equipamento! Conheça algumas das funções e vantagens da enceradeira industrial e mãos à obra!

As muitas utilidades da enceradeira Industrial

Utilidades da enceradeira industrial

Versátil, a enceradeira industrial é um item indispensável em diversos estabelecimentos, como hotéis, escolas, hospitais e, também, para a obra e limpeza pós-obra. Alguns pisos já possuem acabamento e impermeabilização com brilho definitivo, neles a enceradeira será pouco utilizada ou desnecessária. No entanto, para outros pisos, maltratados e riscados, ou com sujeira impregnada, a enceradeira será uma ferramenta muito útil.  Veja alguns usos da enceradeira industrial:

Limpar porcelanatos, cimento e cimento queimado, pisos de lajotas e ladrilhos, pisos de madeira, como taco e taboa, e pisos cerâmicos;

– Lavar carpetes;

– Dar brilho à mármore, granito e pisos laminados;

– Limpar e polir pisos de placas, ou réguas, vinílicas;

– Lavar pisos em sua preparação para impermeabilização e aplicação de cera;

– Lixar resina, ou verniz, aplicada a pisos com revestimentos em madeira, como por exemplo, taco, assoalho e parquet (Na segunda demão, ou primeira mão sobre o primer, anterior à camada de acabamento);

– Polir pisos como mármores, granitos, limestones, ônix, e quartzo após a aplicação de impermeabilizante ou hidro-óleo-repelente;

– Remover manchas em pisos de pedra, utilizando um disco abrasivo acoplado e detergente específico. (Para pedra polida, deve-se utilizar o disco branco ou bege. Em caso de sujeiras mais difíceis, como mofo, é indicado o disco verde.);

– E na raspagem do concreto, para torná-lo liso, após duas ou três horas da concretagem (no início da pega), eliminando a necessidade do contra piso, por exemplo, para a instalação de manta de carpete.

Enceradeira industrial na limpeza pós-obra

Após uma construção ou reforma, é chegada a hora de cuidar da limpeza de cada detalhe. É comum que os pisos, internos e externos, fiquem cheios de resíduos de poeira, tinta e massas. Neste momento é fundamental utilizar uma enceradeira industrial. Indicada para diferentes serviços e tipos de pisos, com ela é possível limpar com eficácia e rapidez superfícies que somente com água, detergente e vassoura não seriam possíveis. A enceradeira industrial faz uma limpeza profunda, retira as sujeiras mais difíceis e ainda pode ser utilizada para lixar, encerar e lustrar o piso, deixando-o limpo e com brilho impecável.

Enceradeira industrial na limpeza pós-obra

Para iniciar a limpeza é preciso remover o lixo, entulho e todo o grosso da sujeira. Varredeira, lavadora de alta pressão, aspirador e soprador podem ser úteis neste momento. Em seguida, utilize a enceradeira, água e detergente para terminar a limpeza e retirar as marcas e sujeira mais complicadas, como cimento e argamassa. Para um bom resultado é preciso, no entanto, utilizar o acessório adequado para cada ação, como escova de nylon, escova de pelo, ou disco de limpeza, polimento, lustrador, removedor, associados aos produtos químicos indicados para cada tipo de superfície, pois em alguns casos, apenas o detergente não será suficiente.

Acessórios para enceradeira industrial

Acessórios para enceradeira industrial

As enceradeiras industrias possuem diversos acessórios, que devem ser utilizados de acordo com cada tipo de trabalho e superfície, determinando o uso deste equipamento. Alguns dos acessórios mais comuns são: tanque dosador, escovas de nylon e de pelo, discos de limpeza, polimento, lustrador, removedor e restaurador, que devem ser associados aos produtos químicos indicados para cada tipo de piso. Para lustrar e dar brilho, são utilizados geralmente peças com cerdas flexíveis, de nylon. Já para a limpeza pesada, do pós-obra, são utilizadas cerdas feitas de aço. Após usar a enceradeira industrial, lembre-se de sempre retirar a escova, ou o suporte para disco, e lavá-los. Deixar acessórios encaixados embaixo da enceradeira pode danificá-los.

Você conheceu algumas das utilidades da enceradeira industrial. Como pôde observar, cada piso possui uma forma correta de manutenção e para que possua maior durabilidade é preciso estar atento ás dicas de conservação e limpeza fornecidas pelo fabricante ou revendedor. Portanto, ao utilizar enceradeiras industriais, lembre-se de verificar o tipo de escova e disco apropriados para cada serviço e superfície, e bom trabalho! Dúvidas ou sugestões? Mande seu comentário para a gente. 

Compartilhe