»Como transformar o seu engenho de cana em fonte de renda para a sua propriedade rural

Como transformar o seu engenho de cana em fonte de renda para a sua propriedade rural

0

Quem não gosta de um caldo de cana delicioso e geladinho? O engenho de cana, ao produzir a garapa, poderá aumentar os lucros de sua propriedade rural. Isso mesmo. Aquela moenda que você já tem ou pode vir a adquirir é uma possibilidade de aumento de ganhos e promoção de todos os seus negócios rurais.

Se você já tem um engenho de cana usado, mesmo que manual, já deve em algum momento ter feito dele uma fonte secundária de renda de sua propriedade rural. Porém, ao usar esse maquinário como estratégia, o engenho de cana, além de aumentar seus ganhos totais, pode alavancar outros negócios.

Primeiro de tudo: pensar estrategicamente. Aliar toda sua experiência no trato com o operacional de sua propriedade rural aos conhecimentos de gestão e marketing. E é sobre isso que vamos falar aqui hoje.

Use o engenho de cana como estratégia de marketing e transforme-o em fonte de renda para a sua propriedade rural

A moenda é uma prática muito antiga. Hoje, há diversas máquinas de qualidade disponíveis, sendo a Botini ou Botimetal a marca mais renomada. Manuais, elétricas ou a gasolina, elas são muito utilizadas no dia a dia da fazenda ou do sítio, para a família, para os amigos ou comércio, seja em feiras ou eventos. Faça do caldo de cana uma forma de unir pessoas em volta de seu negócio. Doce e poderoso, principalmente se bem utilizado como ferramenta de marketing para a propriedade rural.

Já pensou em promover seus outros produtos ou serviços a partir da venda do caldo-de-cana? Então, pode começar a investir nessa ideia. Procure por pontos de venda em que seja possível atuar com seu engenho de cana em meio a pessoas que possam consumir os outros produtos de seus negócios.

Busque eventos da área pecuária e agricultora, em que possa despertar o interesse de todos para o que você faz, entregando seu contato àqueles que vêm ao seu balcão. Todos aparecerão sedentos por um bom caldo de cana e, junto, levam toda a informação do que necessitam: onde comprar o quê, com quem e quando.

Qualidade: a alma do negócio para engenhos de cana

Ninguém resiste a um bom caldo-de-cana. Então, lembre-se: além de fonte de renda secundária direta para a sua propriedade rural, esse negócio será seu “cartão de visitas”. Gerido da maneira correta, trará mais clientes. Isso significa mais ganhos! Mas, nada melhor que ganhar em todos os lados, não é mesmo?

Ao ter uma moenda de cana de qualidade, adquirir os melhores insumos e diversificar na hora da venda do próprio caldo utilizando da forma correta seu engenho de cana, acompanhando de comestíveis, isso aumentará mais ainda suas possibilidades. E, com o tempo, adquirindo credibilidade – no paladar e na divulgação dos demais negócios – tudo crescerá, e muito.

Para se chegar a esse ponto, crie listas de metas. A partir daí, você poderá pensar no que fazer primeiro. Aqui vão algumas dicas possíveis para iniciar:

  • Fazer a manutenção do seu engenho de cana que já está em funcionamento;
  • Adquirir uma nova moenda de cana;
  • Melhorar as formas de limpeza do maquinário e do local de venda (seja em veículo ou local estabelecido);
  • Escolher eventos e feiras para participar vendendo os produtos relacionados ao engenho de cana;
  • Criar formas de divulgação dos outros negócios a partir do engenho de cana durante a venda dos produto;

Fique atento à vigilância Sanitária

É importante ressaltar que, quando utilizado para fins comerciais, seu engenho de cana pode precisar cumprir alguns requisitos  para se adequar à vigilância sanitária. Por exigência da regulamentação, nessa situação, é obrigatório que as moendas utilizadas em seu estabelecimento seja de aço inox – o que difere quando a utilização é restrita ao uso privado, em sua propriedade rural.

Ao ter um engenho de cana de qualidade, isso minimiza seus custos e aumenta todas as possibilidades de negócios.

Está em busca de mais dicas para aumentar a lucratividade de sua propriedade rural? Aproveite para baixar nosso eBook gratuito e aprenda 10 dicas de gestão para alavancar o seu negócio!

Compartilhe