»Como precificar os produtos comercializados por seu agronegócio

Como precificar os produtos comercializados por seu agronegócio

1

Quem trabalha com agronegócios sabe que obter um bom rendimento com a produção rural não é uma tarefa fácil. Além da obtenção de produtos de alta qualidade, da parceria com bons fornecedores de insumos e da conquista dos melhores canais de escoamento para a produção, a gestão do negócio e as estratégias de precificação de produtos no agronegócio são muito importantes para o sucesso da propriedade rural.

 

E você, sabe como precificar os produtos do seu agronegócio? Veja neste post quais aspectos considerar para chegar a preços que te garantam uma margem de lucros interessante e, ao mesmo tempo, uma produção vendável.

Faça uma análise real dos custos de produção de cada produto comercializado em seu agronegócio

 

Os custos diretos e indiretos da produção rural devem ser seu primeiro referencial para a precificação dos produtos comercializados por seu agronegócio. Para fazer esse levantamento, coloque tudo na ponta do lápis: custos com mão de obra, insumos, máquinas, equipamentos e ferramentas, energia elétrica e água, gastos com armazenamento e beneficiamento e, claro, o seu tempo.

 

Se você entrega o produto diretamente ao consumidor final em feiras ou fazendo entregas em domicílio, por exemplo, lembre-se também de incluir os custos de transporte e locação do ponto. Se o seu produto possui um ciclo de vida curto (como hortaliças e frutas) considere também uma margem de perdas. Afinal, elas são frequentes e praticamente inevitáveis nesses casos.

 

Considere os valores praticados pelo mercado por outros produtores rurais

           

A precificação dos produtos em seu agronegócio deve ir muito além da soma dos custos mais o lucro pretendido. Para que sua produção seja realmente vendável e tenha o escoamento garantido é preciso considerar também os valores praticados pelo mercado.

 

Para pequenos e médios produtores rurais esse certamente é um grande desafio já que eles entram na concorrência com grandes produtores e estes, graças ao ganho por volume, conseguem praticar preços mais atraentes. Porém, a parceria com cooperativas rurais para pequenos agricultores pode ser uma alternativa para vencer esse tipo de obstáculo. Ao reunir as safras de diversas propriedades rurais elas conseguem entregar preços bem próximos aos do mercado, garantindo a competitividade aos pequenos e médios produtores rurais.

 

Para aqueles que vendem para o consumidor final ou para nichos específicos (como em feiras de produtos orgânicos) vale considerar também o valor agregado, ou seja, o valor percebido pelo consumidor. Muitas pessoas preferem pagar um pouco mais caro por produtos adquiridos junto a fornecedores de sua confiança ou que sejam orgânicos, por exemplo. Bom atendimento, entrega em domicílio, cuidados na embalagem e seleção de produtos são diferenciais de peso e que podem ser colocados na balança na hora da precificação.

Defina uma margem de lucros praticável

Para definir uma margem de lucros interessante para os produtos comercializados em seu agronegócio e, ao mesmo tempo, praticável ou que não comprometa sua capacidade de escoamento estude o mercado e chegue ao chamado preço-teto de cada produto que você vende.

 

Como o próprio nome diz, o teto é o valor máximo que o mercado está disposto a pagar por esse produto. Lembre-se que você deverá analisar produtos com as mesmas características que os seus, seja em termos de qualidade, tipo de embalagem, técnicas de produção, entre outros.

 

Chegado ao preço-teto, estude uma margem de lucros que te permita vender seus produtos rurais a um preço inferior ao teto – isso te ajudará a vender com mais facilidade –, mas que cubra todos os seus custos e ainda esteja dentro da média do mercado. Se você está começando seu negócio rural, considere reduzir um pouco sua margem de lucros para ganhar a confiança e conquistar seus primeiros compradores.

 

Lembre-se que este acompanhamento de mercado deve ser feito constantemente, pois a variação de preços é bastante significativa no agronegócio.

           

A precificação de produtos é apenas uma das estratégias essenciais para a lucratividade no agronegócio. Se você deseja conhecer mais sobre gestão estratégica, veja também o nosso eBook gratuito com 10 dicas de gestão imprescindíveis para transformar a sua pequena propriedade rural em um grande negócio.

 

Compartilhe