A aplicação de inseticidas nas plantações, sejam eles químicos ou biológicos, certamente representou um avanço em termos de aumento da produtividade e redução de perdas na agricultura. Porém, o sucesso da técnica depende de uma série de fatores que vão da escolha dos fornecedores e insumo ideais aos cuidados com a dosagem e técnicas de aplicação e, claro, a escolha do pulverizador certo para a aplicação.
Com inúmeras opções de pulverizadores no mercado, nem sempre é tão simples para o produtor rural escolher o modelo ideal para sua plantação. Se este também é um desafio pra você, veja neste post dicas valiosas na hora de escolher o pulverizador agrícola ideal para o seu agronegócio!
Conheça os tipos de pulverizadores agrícolas
O primeiro passo para escolher o pulverizador ideal para sua plantação é conhecer os tipos de equipamentos mais usados no mercado. Entre os principais modelos de pulverizadores agrícolas para pequenas e médias propriedades estão os pulverizadores manuais e os pulverizadores costais, os elétricos, pulverizadores a combustível e as pistolas pulverizadoras de pressão. Além da variação do tamanho do tanque de armazenamento, esses modelos contam também com variações nos bicos de pulverização e na pressão de bombeamento e vazão (que podem ser reguladas de acordo com o inseticida a ser usado).
Além disso, alguns modelos de pulverizados agrícolas são multifuncionais, permitindo a aplicação de inseticidas líquidos (que devem ser sempre diluídos conforme orientação do fabricante) e também em pó. Esses modelos podem ser usados também como sopradores em atividades de limpeza e são ideais para pulverização de inseticidas na fruticultura, cafeicultura, vinhas e até mesmo em jardins, pastos e para combate de pragas como mosquito da dengue.
Avalie a capacidade de cada pulverizador
O volume do tanque do pulverizador pode ser bastante variável e, por isso, deve ser avaliado. Lembre-se que assim como você não vai querer um equipamento que precise ser reabastecido diversas vezes, você também não precisa carregar um volume maior que o necessário, a não ser que opte por equipamentos acoplados a tratores e animais. Assim, antes de comprar um pulverizador, considere o volume de insumos que precisará usar de acordo com o tamanho da sua plantação e avalie se a capacidade do pulverizador agrícola escolhido te atende.
Considere o tamanho da sua plantação
O tamanho da área agrícola a ser pulverizada também deve ser considerado para a escolha do equipamento ideal. Para pequenas plantações e jardins (hortas, jardins e pomares, por exemplo) os pulverizadores manuais do estilo pistola podem ser muito úteis. Eles funcionam por compressão de ar possuem uma alavanca para bombeamento manual, que deve ser acionada diversas vezes para que o inseticida saia.
Para grandes e médias plantações, considere um equipamento mais robusto, como os pulverizadores costais ou os profissionais movidos a combustível. Apesar de seu fácil manuseio, eles garantem uma aplicação mais uniforme, podem ser manuseados por apenas uma pessoa e permitem que você cubra áreas maiores em um espaço de tempo menor.
Analise a viabilidade econômica do equipamento
Ainda que seja um equipamento essencial para sua plantação, o pulverizador agrícola escolhido deve ter seu custo avaliado. Afinal, a compra deve ser viável de acordo com o ganho estimado da sua produção. Para isso, converse com outros produtores rurais, avalie preços, durabilidade, marcas e não hesite em buscar auxílio na loja de sua confiança.
Lembre-se também que alguns equipamentos, apesar de serem mais caros, acabarão se pagando ao longo do tempo.
Precisa de ajuda para escolher o pulverizador ideal para sua plantação? Envie para a gente sua pergunta! Quer aprender como transformar a sua propriedade rural em um grande negócio? Baixe agora mesmo o nosso eBook gratuito.