A adoção de tecnologias e a profissionalização das atividades na agricultura familiar são responsáveis não apenas pela sobrevivência deste formato produtivo nos dias de hoje como também pela sua importância para o abastecimento e economia do país. Os avanços na gestão das pequenas e médias propriedades rurais, possíveis especialmente com a implementação de estratégias de gerenciamento, criação de processos produtivos e a automação dos controles de gestão da propriedade rural elevaram a agricultura familiar ao posto de responsável por 70% de todo alimento que vai à mesa do brasileiro e por 38% do PIB Agropecuário do país, segundo a Embrapa.
Porém, ainda que se fale bastante sobre gestão da propriedade rural, para a maioria dos pequenos e médios produtores rurais a criação e automação desses controles ainda não é algo tão simples. Se isso também não está claro pra você, veja neste post algumas maneiras de criar controles de gestão eficientes e, claro, como automatizá-los para otimizar sua produção!
Crie processos para cada atividade dentro de sua propriedade
Como qualquer outra empresa, a rotina de uma propriedade rural constitui-se por uma série de atividades que, quando bem planejadas podem ser geridas visando melhor aproveitamento do tempo e, claro, melhores resultados. O primeiro passo para criar e padronizar processos em sua propriedade rural é elencar quais são essas atividades e o que cada uma delas precisa para que seja realizada de maneira satisfatória.
Criar processos repetíveis e passíveis de serem ensinados para atividades como tratamento de solo, plantio, irrigação, manejo de animais, colheita, armazenamento de grãos, entregas e transportes, precificação e vendas é essencial tanto para a garantia do padrão de qualidade da sua produção quanto para o melhor aproveitamento do seu tempo e mão de obra. Assim, estude cada atividade que envolve o seu agronegócio e coloque na ponta do lápis como ela deve ser feita. Inserir detalhes das atividades é essencial para que os procedimentos sejam claros para quem for fazê-los e, para isso, não poupe tempo na hora de documentar cada processo.
Aposte em um bom software de gestão para agronegócios
O uso de sistemas próprios para a gestão em agronegócios já é algo bastante difundido e, quando bem aproveitados, podem ser valiosos para a automação de diversos processos dentro da sua propriedade rural. Eles te ajudam, por exemplo, a:
- Realizar um bom controle de estoque (tanto de insumos como da sua produção);
- Catalogar contatos e a se comunicar com fornecedores e clientes;
- Fazer um fluxo de caixa com todas as datas e valores de entradas e saídas, inclusive folhas de pagamento de funcionários;
- Emitir notas fiscais;
- Gerir contratos, entre outros.
Automatizar processos como estes é fundamental para a profissionalização do seu negócio e isso representa um salto em termos de produtividade e gestão.
Conhecendo seu fluxo de caixa, por exemplo, você poderá se programar para investimentos futuros ou mesmo antever uma crise ou a necessidade de diversificar sua produção para lucrar mais. O mesmo acontece quando se têm um bom controle de estoque. Visualizar diariamente o que você possui em estoque pode te ajudar a programar uma compra inteligente de insumos, como rações, fertilizantes, vacinas e equipamentos essenciais para o seu agronegócio.
Para criadores de gado, suinocultores e avicultores, um bom software de gestão permite a catalogação e registro de animais, o controle de natalidade e mortalidade e até mesmo o acompanhamento das vacinas aplicadas de um jeito muito mais simples, que em outras situações demandaria mais tempo e mão de obra.
A mesma lógica pode ser aproveitada nas plantações. Com um sistema de gestão você poderá:
- Registrar dados importantes como os custos e lucros de cada safra;
- Criar uma agenda para aplicação de fertilizantes e para a colheita e até mesmo programar sua produção de acordo com contratos previamente selados com clientes e cooperativas rurais.
O que não faltam são possibilidades para melhorar sua gestão!
Gostou das dicas? Não deixe de aprender mais baixando nosso e-book sobre como transformar sua propriedade rural em um grande negócio por meio de uma boa gestão!