»Bombas d´água: a solução para lidar com a falta de água em sua propriedade rural

Bombas d´água: a solução para lidar com a falta de água em sua propriedade rural

1

A crise hídrica que afeta o país não é a única responsável pela falta de água em muitas propriedades rurais. Além dos longos períodos de estiagem comuns a algumas regiões do país, em muitos casos o próprio relevo do terreno contribui para que a água abundante do local não seja satisfatoriamente distribuída, o que leva muitos produtores rurais a adotarem soluções próprias para lidar com o problema em suas propriedades. Seja qual for a solução escolhida – reaproveitamento da água da chuva, alocação da água em caixas suspensas estrategicamente posicionadas, poços artesianos ou cisternas – uma coisa é certa, o uso de bombas d’água é indispensável.

Se você também lida com o problema da falta d’água em sua propriedade rural, este post é pra você! Entenda como a bomba d’água pode te ajudar a lidar com essa situação:

Captação subterrânea

Captar água diretamente do lençol freático é uma opção bastante comum em muitas propriedades rurais. No caso dos poços artesianos, ainda que a própria pressão da água seja suficiente para fazê-la chegar à superfície depois de perfurado o poço, a distribuição da água captada dependerá do uso da bomba d’água submersa.

 

Assim, além de garantir que a água captada do solo seja bombeada corretamente para diferentes reservatórios dentro da propriedade, em muitos casos, quando a vazão não é suficiente para a subida da água até a superfície, as bombas d’água garantem a retirada adequada do recurso.

Bombeamento de água para caixas elevadas através de bombas d´água

A captação e distribuição de água em propriedades rurais pode acontecer de duas formas: pela gravidade ou por elevação. Para terrenos ricos em água, com reservatórios naturais posicionados em planícies ou em locais de maior altitude que os pontos de utilização da água, o uso da gravidade torna o processo de captação extremamente simples e econômico. Nestes casos, basta conduzir a água por canos, valetas e dutos artesanais utilizando a própria gravidade.

 

Em outros casos, quando existem reservatórios naturais, mas o próprio relevo do terreno não favorece o escoamento natural da água – caso de fazendas cujos reservatórios se encontram em pontos mais baixos que os pastos, plantações e espaço residencial – a melhor alternativa para utilização dessa água é por meio da disposição de caixas d’água elevadas. O uso de bombas d’água neste caso será essencial para a elevação da água dos reservatórios até a caixa e, dependendo da distância entre a caixa ao local de utilização, para o bombeamento direcionado da água da caixa até esses lugares (plantações e pastos).

Uma alternativa é a disposição de mais de uma caixa suspensa pelo terreno, sendo que cada uma atenderá a uma demanda específica, como a irrigação ou manejo de gado, por exemplo. Após bombear a água para cada uma das caixas, sua distribuição poderá acontecer por gravidade, devido à proximidade da caixa do local de utilização da água.

 

Até mesmo em propriedades rurais onde não há disponibilidade de rede elétrica é possível utilizar as bombas d´água. Nesse caso, porém, apenas as movidas à gasolina.

 

Reaproveitamento da água da chuva pelo produtor rural

Para o produtor rural que opta pelo reaproveitamento da água da chuva o uso da bomba d’água também será muito importante. Após a alocação das calhas e a distribuição dos reservatórios pela propriedade, ele precisará investir no bombeamento da água captada para os locais de sua utilização.

 

Aqui, a lógica é a mesma do bombeamento direcionado, citado no tópico acima. Como a captação dependerá da disposição de reservatórios em locais mais baixos (para favorecer o escoamento natural da água da chuva, por gravidade), a água captada deverá ser bombeada para seus pontos de uso.

Porém, o sucesso com o bombeamento de água em sua propriedade rural depende também da escolha da bomba d’água adequada para sua necessidade. Precisa de ajuda nisso? Compartilhe sua dúvida conosco por meio dos comentários abaixo!

 

Compartilhe