»Arrendamento da propriedade rural, uma alternativa lucrativa para quem cede ou contrata

Arrendamento da propriedade rural, uma alternativa lucrativa para quem cede ou contrata

0

Você já viu no post sobre direitos e deveres no Arrendamento de propriedade rural que o arrendamento de terras é uma alternativa viável para a produção na pecuária e agricultura. Através do arrendamento é possível ter lucro ou vantagens cedendo a terra para que outro produtor ou empresa a explore.

Descubra abaixo alguns motivos que tornam o arrendamento da propriedade rural uma alternativa interessante para proprietários e arrendatários.  

arrendamento propriedade rural

Terras improdutivas

Se você possui uma propriedade com terras disponíveis mas não quer ou não pode investir em infraestrutura e máquinas para manter a atividade agrícola ou de pecuária, o arrendamento pode ser uma boa oportunidade para ter uma renda extra sem precisar se desfazer do patrimônio, além de afastar o risco de desapropriação da propriedade pelo governo.  

Pecuária

Para o pecuarista, disponibilizar a terra para reduzir custos com reforma e recuperação do pasto, ou mesmo para reformar o pasto, é uma boa opção. No período de formação do pasto a propriedade pode ser cedida para a plantação de lavouras ou para madeireiras. Enquanto no reforma, o sistema de rotação de culturas pode ser benéfico para a recuperação da pastagem.

Por outro lado, para não precisar fazer um investimento elevado com a compra de terras em um momento que os preço das propriedades rurais encontram-se inflacionados, o criador de gado conta com o arrendamento para fazer a redução da lotação da fazenda, quando precisa reformar alguma área de pastagem, ou por parte de sua terra ser utilizada para a agricultura e precisar de mais área para o gado, o aluguel também pode ser feito durante o período de seca para expandir a área de pastagem.

Arrendamento para Grandes produtores

Arrendamento de terras

Já os grandes produtores de grãos vêem o arrendamento ou parcerias como uma etapa do processo de acumulação enquanto os grandes produtores de cana-de-açúcar buscam os arrendamentos para reduzir os investimentos na imobilização de capital.  

Pequenos arrendatários

E, por fim, estão os pequenos arrendatários, que possuem poucas ou nenhuma terra para produzir, e que vêem no arrendamento uma oportunidade de expandir ou investir em um negócio com um baixo custo de investimento.

Percebeu como o arrendamento da propriedade rural pode ser uma alternativa interessante para proprietários e arrendatários? Quer saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Compartilhe