»Agrotóxicos: usar ou evitá-los?

Agrotóxicos: usar ou evitá-los?

0

Amplamente utilizados para combater pragas na agricultura brasileira, os agrotóxicos são hoje uma via de mão dupla para o produtor rural. Se por um lado eles possibilitam o controle de pragas de maneira efetiva, aumentando a produtividade e reduzindo as perdas, por outro significam riscos reais à saúde humana e ao meio ambiente.

 

A crescente conscientização da população quanto aos riscos do consumo de alimentos produzidos com o uso de pesticidas, praguicidas e agroquímicos também impõe ao produtor rural uma série de cuidados com relação ao uso desmedido de agrotóxicos. Não é à toa que, segundo estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o país está vivenciando um aumento significativo no número de agricultores orgânicos. Somente no último ano o aumento foi de 54%, o que demonstra não apenas a viabilidade desse tipo de produção como também a presença cada vez maior de um público para esses alimentos.

 

Por outro lado, estudos como o “Dossiê Abrasco – Um Alerta sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde ainda apontam o Brasil como um dos países líderes no uso de agrotóxicos em todo o mundo. De acordo com o Dossiê, somente no ano de 2012 o setor agrícola comprou mais de 823 mil toneladas de agrotóxicos. Outro agravante é o fato de que grande parte dos agrotóxicos consumidos no país são terminantemente proibidos em outros países.

 

Se você, agricultor, também vive um impasse quanto ao uso de agrotóxicos, este post é pra você! Entenda quais são as vantagens e desvantagens deles para a sua produção:

Agrotóxicos: vantagens produtivas

Do ponto de vista produtivo, o uso de agrotóxicos possui vantagens amplamente conhecidas. Por combaterem pragas de maneira eficiente, sua utilização possibilita uma redução de perdas na agricultura e facilita também o manejo das plantas, que devido à proteção adquirida passam a exigir menos mão de obra para trato sanitário.

 

A redução dos custos de produção (graças à redução da mão de obra necessária) e a possibilidade de produção em ampla escala são também vantagens produtivas associadas ao uso de agrotóxicos. Porém, no caso do pequeno e médio agricultor, essa redução precisa ser cuidadosamente analisada já que ela só é representativa para aqueles que possuem canais para a compra desse tipo de insumo com bons preços.

Desvantagens e alternativas ao uso dos agrotóxicos

Além do risco de toxidade ao ser humano, os agrotóxicos representam também riscos substanciais ao meio ambiente. Fora a degradação dos recursos naturais como solo, água, flora e fauna, seu uso pode causar desequilíbrios biológicos e ecológicos significativos, afetando, inclusive, o potencial produtivo do solo. Os riscos à saúde dos profissionais que lidam diretamente com a aplicação desse tipo de insumo é considerável e, por isso, cuidados na aplicação de agrotóxicos devem ser sempre observados.

 

Para pequenos e médios agricultores, a adoção de metodologias atóxicas para o combate de pragas pode ser muito interessante. A pulverização de soluções caseiras, os cuidados no manejo, as iniciativas de cultivo consorciado e controle biológico são alternativas viáveis, de baixo custo e que proporcionam o combate efetivo de pragas nas plantações.

 

Essas técnicas proporcionam uma produção sadia e, para muitos agricultores, mais rentável. A venda desses produtos para nichos específicos, que optam e valorizam cada vez mais os produtos orgânicos, é outra vantagem da não utilização dos agrotóxicos.

 

Está em busca de mais dicas para melhorar a produção e aumentar a lucratividade de sua propriedade rural? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdo! Aproveite para baixar o nosso eBook gratuito e confira dicas para transformar a sua propriedade rural em um grande negócio!

 

Compartilhe