»Adensamento do concreto: O que é? Quais as vantagens?

Adensamento do concreto: O que é? Quais as vantagens?

0

O adensamento do concreto é um método utilizado na Construção Civil, na fase de concretagem da obra, para confeccionar lajes, vigas, alicerces, colunas e pavimentações. A técnica consiste na movimentação do concreto para eliminar bolhas de ar, espaços vazios e excesso de água do interior da massa, tornando-a mais compacta, com superfície lisa, plana e estática, evitando falhas e garantindo um bom acabamento e qualidade do material acomodado no interior do molde. O adensamento pode ser feito por processos manuais – socamento ou apiloamento – ou mecânicos – vibração e centrifugação. No entanto, vamos tratar neste post apenas sobre os métodos de adensamento por vibração.

Adensamento do concreto por imersão

 

Leia este texto que preparamos especialmente para você e saiba como escolher o melhor tipo de vibrador de concreto e ainda acompanhe algumas dicas para acertar na hora de fazer o adensamento em sua obra!

Quais as vantagens do adensamento do concreto?

O adensamento do concreto, quando executado de maneira correta, é fundamental para a maior durabilidade das estruturas. A vibração evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando diretamente na durabilidade e resistência.  O adensamento dá ainda, ao concreto, mais aderência e densidade (tornando-o mais impermeável), diminui a variação de volume e, por tanto, evita o aparecimento de rachaduras e influenciando na qualidade final do produto, entre outras vantagens.

Tipos de vibradores disponíveis

Os vibradores de concreto podem ser internos ou externos. O mais  utilizado é a vibrador por imersão, que é um método interno. No processo externo, alguns dos equipamentos utilizados são: vibradores de superfície – réguas, plataforma e máquinas vibroacabadoras –  ou vibradores externos – mesas vibratórias e vibradores de parede de fôrmas e rolos compactadores vibratórios. Conheça, abaixo, um pouco sobre eles.

– Vibração por imersão: é inserido no concreto um mangotecomposto por mangueira e ponteira pulsante (também chamada de agulha). É muito utilizado em vigas, colunas e pavimentação.

Vibrador de imersão

– Régua vibratória: é um equipamento que desliza sobre o concreto adensando, nivelando e dando acabamento a superfície, tudo ao mesmo tempo. Utilizado geralmente na confecção de lajes e pisos de pátios e armazéns, ou em qualquer outro lugar que seja necessário superfícies planas.

Régua Vibratória

– Plataforma (ou placa) vibratória: com função semelhante à régua vibratória, é indicada para o adensamento e nivelamento de pisos e lajes.

Placa vibratória

– Vibroacabadoras (ou pavimentadoras de concreto): são máquinas que despejam o material, em camada de espessura ajustável, ao mesmo tempo em que nivela e compacta. Por possuir alto desempenho, é recomendada para trabalhos maiores, como a pavimentação de grandes áreas.  

Máquina Vibroacabadora

– Mesa vibratória: é uma mesa de metal, com vibradores acoplados na parte externa e apoiada sobre amortecedores, sobre a qual são colocadas peças de concreto para adensamento. É utilizada em fábricas de pré-moldados, para objetos de pequeno e médio porte, como blocos, placas, meios-fios e pequenas vigas, entre outros produtos.

Mesa vibratória

– Vibrador de parede de fôrma: é um vibrador geralmente acoplado à parede do molde, com o auxílio de parafusos, em que as pulsações são transmitidas ao concreto através da movimentação das paredes. É muito utilizado em indústrias de pré-moldados e em locais estreitos em que não é possível utilizar um vibrador de imersão.

Vibrador de parede de fôrma

– Rolo compactador vibratório: Utilizado geralmente para a compactação do CCR (Concreto Compactado a Rolo), que possui consistência mais seca. Esse tipo equipamento é muito utilizado na construção de pistas para caros e aeronaves, e barragens.

Rolo compactador vibratório

Alguns cuidados ao fazer o adensamento

Precauções devem ser tomadas, ao fazer o adensamento, para evitar problemas que possam comprometer a resistência das estruturas de concreto, veja algumas delas:

– A vibração do concreto deve ser feita imediatamente após o seu lançamento.

– Evite a trepidação da moldura durante o adensamento, para não formar vazios e, assim, prejudicar a aderência do concreto.

– Mantenha distância, de aproximadamente 10cm, das parede da fôrma para não forçá-las.

– O tempo e frequência das pulsações irão depender da densidade do concreto. Quanto mais consistente, maior o tempo e frequência necessários.

– Cuidado com o excesso de vibração, pois ele pode causar a separação dos elementos do concreto. Ao notar que a superfície está lisa, brilhante e não há o aparecimento de bolhas de ar, é o momento de parar o adensamento.

Lembre-se o adensamento do concreto é uma das etapas mais importantes da concretagem. Se malfeita, pode desencadear o aparecimento de trincas e até comprometimento da peça ou serviço, por isso precisa ser feita por profissionais capacitados.  

Construtor, observou como é importante fazer o adensamento do concreto em sua obra? Gostou das nossas dicas? Deixe para nós suas dúvidas e sugestões.

Compartilhe