Ter uma estratégia para barganhar a compra de insumos para sua propriedade rural não é apenas uma forma de reduzir custos e ampliar sua lucratividade, mas também uma maneira de profissionalizar a gestão do seu negócio e garantir o relacionamento com fornecedores confiáveis e que não vão te deixar na mão.
Pensar em como fazer isso da melhor maneira possível, garantindo os melhores preços e produtos, além de uma entrega confiável e com condições de pagamento compatíveis com as suas necessidades deve ser uma prioridade para o seu negócio. E se você ainda não descobriu o caminho das pedras para barganhar a compra insumos, veja abaixo 4 dicas de como fazer isso, na prática!
1 – Saiba exatamente o que você precisa
O primeiro passo para conquistar bons preços em insumos é saber exatamente o que você está buscando. Ter um planejamento periódico para compra de insumos é essencial para que você possa adquirir esses produtos pontualmente mas, em maior escala e com menor preço. Assim, analise quais são os períodos do ano em que você mais precisará de insumos, quais são esses insumos, se você tem condições de estocá-los e por quanto tempo, quais deles são realmente necessários para sua produção e programe-se para comprar somente aquilo que você precisa.
A consciência dos insumos realmente necessários para o seu negócio te ajudará não apenas a programar suas compras, mas também a conhecer as melhores marcas para cada tipo de insumo, quais fornecedores trabalham com eles e como seu uso pode ser otimizado. A troca de experiência com outros produtores rurais, a realização de pequenos testes em sua propriedade rural e até mesmo a análise das suas necessidades recorrentes é fundamental neste processo. Sabendo o que você realmente precisa é mais fácil programar suas compras, evitando perdas e, claro, encontrando os melhores preços.
2 – Conheça os preços praticados pelo mercado
Ciente do que você realmente precisa em termos de insumos, é hora de pesquisar preços e condições de compra no mercado. Considere a variação de preços do mercado não apenas entre os fornecedores, mas também nos diferentes períodos do ano. Lembre-se que no auge das safras os insumos destinados a determinadas culturas tendem a ser mais caros, graças ao aumento da procura.
Assim, estude a possibilidade de comprar na baixa temporada e estocar para a hora certa. Ter um cálculo da quantidade média necessária para o volume que você pretende produzir em cada safra te ajudará também a calcular a quantidade de insumos a ser comprada evitando a compra picada e o desperdício.
3 – Reúna-se com outros produtores rurais
Não é à toa que as cooperativas rurais conseguem barganhar a compra de insumos com tanto sucesso. A ideia de reunir a necessidade de diversos produtores rurais e comprar em grande quantidade dá a essas associações o poder de negociação inerente à compra por volume. E ainda que você não faça parte de nenhuma cooperativa, com um pouco de relacionamento estratégico, também pode se aproveitar disso.
Assim, invista em parcerias com outros produtores rurais da sua região e compare orçamentos para compras maiores. Além de melhores preços, você certamente conseguirá condições de pagamento mais interessantes.
4 – Feche uma parceria de longo prazo com seu fornecedor
Ter uma boa relação com seus fornecedores é uma chave na hora de barganhar a compra de insumos para sua propriedade rural. E você pode fazer isso selando parcerias de longo prazo com aqueles fornecedores em quem já confia. Avalie o mercado, veja quais deles trabalham com os insumos necessários ao seu negócio e proponha um pacote de compras periódico. Ele pode incluir de sementes, fertilizantes, adubos e rações à máquinas e ferramentas essenciais para seu negócio!
A compra estratégia de insumos é apenas uma das formas de profissionalizar o seu negócio reduzir seus custos de produção. Veja neste e-book outras dicas de gestão imprescindíveis para transformar sua pequena propriedade rural em um grande negócio!