Os pequenos agricultores e pecuaristas são responsáveis por produzir quase 70% de todo alimento consumido no Brasil. Isso reflete um setor com ótima perspectiva de crescimento e investimento, que atrai novos produtores rurais todos os anos.
No entanto, manter e crescer um negócio de agricultura familiar não é tão simples. Há alguns aspectos importantes que muitos produtores rurais se esquecem de dar atenção, o que acaba comprometendo o sucesso de suas propriedades rurais.
Por isso, selecionamos quatro dos erros mais cometidos na agricultura familiar que você deve evitar:
1) Falta de planejamento – mesmo em negócios de agricultura familiar, faz a diferença
A falta de planejamento é o inimigo número um do sucesso do seu negócio, não só na agricultura familiar, mas em todos os ramos do comércio, indústria e serviços. É preciso planejar cada uma das etapas para fazer o seu negócio rural gerar bons resultados.
No caso da agricultura familiar, seja sua propriedade rural pequena ou grande, é preciso planejar para você controlar melhor sua capacidade produtiva. Com um bom planejamento você, por exemplo, divide seu espaço de cultivo de acordo com a sazonalidade e calcula gastos de agrotóxico, diminuindo desperdícios. Todo este planejamento resulta em uma colheita com o máximo de proveito possível – o que corresponde à lucratividade no negócio.
O planejamento também ajuda você a prever investimento e iniciar economias para compras úteis. Por exemplo, você pode incluir na sua planilha a aquisição de máquinas e equipamentos que agilizam o processo de plantio e colheita – algumas são indispensáveis para que você consiga otimizar o trabalho e ampliar sua lucratividade.
Você pode até não ter este dinheiro para investir no começo, mas com planejamento você pode ajustar as finanças e se programar para o futuro próximo com o auxílio do crédito rural, por exemplo.
2) Confiar na intuição – ela pode falhar e dar prejuízo
No mundo dos negócios, até mesmo nos de agricultura familiar, confiar em hipóteses ou na sua intuição não é positivo. É preciso basear seu planejamento, investimos e suas decisões em metodologias e dados precisos. Que dados são esses? Um simples controle de fluxo de caixa já oferece informações mais precisas para tomar decisões de investimento, por exemplo. Se você não controla tudo que entre e sai da conta do seu negócio, mesmo que na agricultura familiar, você não vai ter a certeza se tem o dinheiro para investir em um novo equipamento.
Seja metódico e registre precisamente tudo que acontece na sua propriedade rural. Isso vai dar uma base mais sólida para você tomar as decisões certas em direção ao crescimento.
3) Negligenciar o estoque – é dinheiro perdido também
O estoque é uma das bases mais importantes dos negócios rurais. É preciso ficar de olho nas condições de armazenamento, nos produtos e planejar muito bem a logística de distribuição. Afinal, produtos perecíveis exigem um cuidado além e precisam obedecer sua data de validade para o consumo. Se você negligenciar este aspecto,poderá colocar uma colheita inteira a perder, e isso significa um grande prejuízo financeiro para você.
A compra e estocagem dos insumos agrícolas para produção também precisa de planejamento. É importante ficar de olho se a validade dos insumos na propriedade rural vão acompanhar seu período de produção, sem expirar a validade, e calcular uma quantidade ideal para não haver sobras e perdas.
4) Omitir impostos
A contabilidade de uma propriedade rural é muitas vezes ignorada e pode trazer muitas dores de cabeça se negligenciada. Há muitas taxas, impostos e detalhes burocráticos específicos da área que você não tem obrigação de saber, mas tem responsabilidade em cumprir. Por isso faça uma parceria com um contador de qualidade da sua região. Afinal, você pode ter a intenção mais correta e cumprir com o pagamentos de todas as taxas, mas algo pode passar despercebido, colocando todo seu negócio a perder. Não corra este risco.
E você, comete algum desses erros? Aproveite para baixar nosso eBook gratuito com dicas para evitar estes e outros erros e, dessa forma, transformar a sua pequena propriedade rural em um grande negócio!