»»Furadeira ou parafusadeira? Conheça as funções e diferenças entre elas!

Furadeira ou parafusadeira? Conheça as funções e diferenças entre elas!

0

Furadeira e parafusadeira, apesar de possuírem características e funções parecidas, possuem especialidades técnicas e utilizações bem diferentes. Não é à toa que são dois equipamentos distintos, mas muito requisitados nos canteiros de obras, no serviços de marcenaria, para pequenas reformas e serviços domésticos.

Furadeira ou parafussadeira? Veja quais são as diferenças entre elas e descubra qual é a máquina ideal para a sua obra!

Furadeira ou parafusadeira?

Furadeira ou parafusadeira?

Essenciais para a instalação de dispositivos da rede hidráulica e elétrica à móveis e objetos decorativos em uma construção, a furadeira, como o próprio nome indica, serve para perfurar superfícies. Está disponível em diversos modelos, desde o mais comum à ferramentas de alto impacto, e podem ser de bancada, coluna e pneumática.  Simples ou de impacto, o que muda em cada modelo de furadeira são algumas caracteristas como potência, velocidade, tamanho e tipo do mandril, que assim como as brocas – ponteira própria para a perfuração disponíveis em formatos e espessuras diferentes – estarão relacionadas com as particularidades e resistência de cada material  a ser perfurado, como paredes de concreto, madeiras, azulejos, porcelanatos e metais, entre outros. Quanto mais resistente for a superfície, maior a exigência de força da ferramenta, e portanto, necessário um equipamento com maior potência e  velocidades variáveis.  

furadeira Bosch

Já a parafusadeira é utilizada para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites. Ela possibilita maior firmeza e fixação ao parafuso, o que não é possível conseguir utilizando uma chave de fenda. Está disponível em diversos modelos, com formas diferentes, podendo ser simples ou de impacto, elétrica à bateria ou cabo, e pneumática. É muito utilizada para a montagem de móveis, fixação de objetos, placas de gesso, etc.

Parafusadeira Makita

Algumas parafusadeiras podem ser utilizadas também como furadeira (e vice-versa), basta trocar a ponteira. Em geral, parafusadeiras de impacto possuem mais força que furadeiras comuns, no entanto, a parafusadeira comum é um equipamentos mais leve e possui menor força e pressão se comparada a uma furadeira simples ou de impacto, e ao ser utilizada em superfícies muito resistentes, pode sofrer danos. A parafusadeira de impacto funciona como uma chave inglesa, enquanto as furadeiras de alto impacto possuem a função de martelete, que serve para perfurar superfícies mais duras e que oferecem maior resistência. Há ainda no mercado modelos que possuem a função dupla, de furadeira e parafusadeira.

Ao escolher uma furadeira ou parafusadeira deve-se levar em consideração o tempo de uso, os tipos de materiais a serem perfurados/parafusados  e se é destinado ao uso profissional ou amador e doméstico, pois existem no mercado diversos modelos, indicados para serviços leves ou pesados, que possuem características específicas que serão determinantes para o bom uso e desempenho do equipamento. E lembre-se, use os equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados, como luvas, óculos de proteção e protetores de ouvidos, toda vez que utilizar uma furadeira ou parafusadeira!

E você, já sabe qual ferramenta escolher para sua obra? Possui mais alguma dica para ajudar nossos leitores no momento de optar por uma furadeira ou parafusadeira? Deixe para nós seu comentário!

Compartilhe