»5 dicas para ampliar a lucratividade da sua propriedade rural

5 dicas para ampliar a lucratividade da sua propriedade rural

0

De acordo com o último Censo Agropecuário divulgado pelo IBGE, quase a metade dos produtores rurais brasileiros possui terras com menos de 10 alqueires. Se por um lado estes números mostram que a maior parte das terras destinadas à agricultura e pecuária no país ainda está concentrada nas mãos de uns poucos latifundiários, por outro, indica também que a maioria dos produtores rurais atua em pequenas propriedades. E isso definitivamente não significa que esses produtores, donos de pequenas fazendas, não estejam lucrando com seus negócios.

A Granja Nova Cambuci, sítio de apenas 3 hectares agricultáveis localizada em Sobradinho, Brasília, é um exemplo disso. Durante 25 anos a Granja dedicou-se à produção integrada de leite, hortaliças, frutas, suínos, galinha caipira e criou a “cestinha da roça”, que era entregue diretamente para o consumidor final. Apesar dessa fórmula ter garantido a sobrevivência da família por bastante tempo, eles conseguiram ir além e ampliaram o faturamento da propriedade em cinco vezes ao abrirem as portas para o turismo rural. Para isso, criaram um restaurante dentro da propriedade e passaram a servir refeições típicas, com matéria prima de produção própria. Além do aumento de faturamento graças ao restaurante, o valor dos produtos vendidos (e o volume de vendas) aumentou significativamente, provando que a chave por trás da lucratividade em uma propriedade rural não está no tamanho da terra, mas sim em como ela é aproveitada.

Você também está a procura de alternativas para ampliar a lucratividade em sua propriedade rural? Veja abaixo 5 dicas para isso:

1 – Aposte no manejo integrado na propriedade rural

O manejo integrado é uma forma de gestão absolutamente eficiente para reduzir os custos de produção dentro de uma propriedade rural. Ele consiste, basicamente, no reaproveitamento de todas as sobras de uma cultura em outra.

O esterco dos suínos, por exemplo, pode ser reaproveitado em ciscódromos como alimento para galinhas. Neste sistema, o esterco líquido é alocado em um pequeno tanque de drenagem onde o chorume (parte líquida) é drenado. A parte sólida, repleta de grãos e sobras de ração, é aproveitada pelos frangos como alimento. O chorume servirá para alimentar o larvário, um anel de concreto subterrâneo que servirá para a proliferação de larvas e moscas domésticas, fontes ideais para alimentação na avicultura e, o melhor, a custo zero – e esta é apenas uma das possibilidades que você tem.

2 – Adote tecnologias e otimize a produção para aumentar a lucratividade de sua propriedade rural

A adoção de tecnologias é essencial para otimizar  e reduzir os custos de produção na agricultura familiar. E aqui estamos falando de itens básicos, com boa relação custo-benefício, e que podem garantir o sucesso de muitas culturas.

Sistemas de irrigação, rodas d’agua e aspersores, por exemplo, garantem a irrigação adequada das lavouras mesmo em períodos de estiagem. O controle de pragas por meio da pulverização de inseticidas caseiros, facilmente aplicáveis com pulverizadores, é outra maneira simples de evitar perdas na lavoura. A produção própria de insumos, como rações – você pode aproveitar restos das plantações de milho e cana, por exemplo – com o uso de trituradores e ensiladeiras é outro exemplo de como a adoção de tecnologias pode te ajudar a reduzir custos de produção e, com isso, aumentar a lucratividade de sua propriedade rural.

3 – Agregue valor com a verticalização

A verticalização é o processo de agregação de valor em produtos. Na prática, é o domínio de todas as etapas de produção: plantio, colheita, transformação e beneficiamento de produtos, embalagem e venda para o consumidor final.

É o caso da Granja Nova Cambuci, o exemplo citada acima. Ao cuidar de todas as etapas da produção, elimina-se intermediários e com isso é possível aumentar o valor de venda e garantir que todo o lucro se concentre nas mãos do produtor rural. Para isso, a participação em feiras (como as de orgânicos) e a adoção de sistemas de entrega porta a porta são boas opções.

A garantia de variedade também é importante nesses casos. O produtor que investe em gado leiteiro, por exemplo, pode entregar, além do leite, queijos, requeijão, doce de leite, entre outros. Mas há opções de focar na distribuição de um único produto, mas já processado para entrega ao consumidor final. Por exemplo, para quem tem plantação de cana, o caldo pode ser comercializado em eventos da região ou até mesmo para entrega em domicílios.

4 – Diversifique a produção em sua propriedade rural

A não ser que você tenha encontrado um nicho de atuação com alta demanda por um produto específico, diversificar a produção pode ser a chave da lucratividade sua propriedade rural. Ter um mix produtos que inclua culturas simples (hortaliças e frutas) e também animais, como suínos e aves, é uma ótima opção, especialmente para quem aposta no manejo integrado.

A escolha de técnicas como a hidroponia e o cultivo orgânico também favorece produtores rurais que desejam conquistar nichos específicos, o mesmo vale para a cultura de animais silvestres, a apicultura e a sericultura, por exemplo.

5 – Busque parcerias lucrativas

As maiores dificuldades da agricultura familiar no Brasil se concentram no que acontece além das porteiras, como:

  • A compra de insumos – pequenos produtores rurais não conseguem comprar em grande escala e pagam mais caro por eles;
  • A venda de produtos – por venderem e menor escala, seus preços não são tão competitivos e os meios de transportes, muitas vezes caros e inacessíveis.

As parcerias seladas por meio de associações, agremiações e cooperativas de produtores rurais podem ser muito interessantes neste sentido. Ao unir os interesses de vários produtores é possível criar uma rede de colaboradores para compra e venda interna de matérias primas diversas, para a aquisição de insumos com desconto por volume e até mesmo para a criação de entrepostos de estocagem e entrega de produtos em maior escala.

E você, está pronto para testar essas dicas e ampliar a lucratividade de sua propriedade rural? Ficou alguma dúvida? Pergunte pra gente, podemos te ajudar!

 

 

Compartilhe